PUC Goiás abre oficialmente a 56ª Siap
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A 56ª Semana de Integração Acadêmica e Planejamento (Siap) foi oficialmente aberta na noite desta quinta-feira, 30, no Centro de Convenções da PUC Goiás (Câmpus II). O evento, que se estenderá até o dia 3 de fevereiro, discute a temática central Inteligência Artificial e educação superior sob a ótica do humanismo solidário.
A mesa de abertura foi composta por membros da Reitoria e lideranças acadêmicas, que destacaram a relevância do tema escolhido para o contexto atual do ensino superior. Após um momento de oração conduzido pelo padre Géster Cabral (Pastoral da Universidade) e os discursos inaugurais, a conferência principal reuniu docentes e pesquisadores de três IES brasileiras para debater os impactos da IA na educação superior.
Anfitriã do evento, a pró-reitora de Graduação, Sonia Margarida Gomes Sousa, ressaltou a tradição da iniciativa e sua importância para o planejamento acadêmico. “Há 28 anos, a Siap acontece de forma ininterrupta, sendo um momento essencial para os docentes organizarem suas atividades e planejarem o semestre. É uma oportunidade de integração e qualificação do processo ensino aprendizagem”, afirmou.
Ela também destacou a relevância do humanismo solidário no contexto da IA. “A inteligência artificial é um grande desafio para a humanidade, e para nós, como instituição católica, é nossa responsabilidade refletir sobre essas mudanças tecnológicas à luz dos princípios da Igreja”, completou.
Em sintonia com as notas publicadas sobre a temática nesta última semana pelo Dicastério para a Doutrina da Fé e Dicastério para Cultura e Educação, ambos vinculados ao Vaticano, a reitora Olga Izilda Ronchi reforçou a necessidade de um debate crítico sobre a IA no ensino superior, considerando seus caminhos e descaminhos.
“Escolhemos este tema por sua atualidade e importância para a educação. O Papa Francisco tem manifestado grande preocupação com os impactos da IA e convocado as universidades católicas a serem laboratórios da esperança. Nossa missão é formar profissionais competentes, mas também comprometidos com um humanismo solidário, alinhado com os valores da Igreja”, destacou.
Reflexões dos conferencistas
A conferência magna contou com as colaborações do prof. Abimar Oliveira de Moraes (PUC RJ/participação remota), da profa. esp. Enya Costa (FGV SP) e do prof. dr. Rogério Justino (IF Goiano).
Pesquisadora do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV SP, Enya abordou questões normativas, jurídicas e regulatórias de governança relacionadas à implementação da IA no ensino superior. “É essencial acompanhar o panorama legislativo, especialmente após a recente aprovação, em dezembro de 2024, de um Projeto de Lei que regula a IA no Brasil e impõe algumas obrigações para instituições de ensino”, destacou.
A especialista também enfatizou os desafios éticos e jurídicos envolvidos na adoção dessas tecnologias por alunos, professores e gestores. “A IA pode ser incorporada em diversos aspectos da educação superior, mas também traz desafios regulatórios e de governança. É fundamental que as instituições estejam preparadas para lidar com esses desafios de forma consciente”, afirmou.
Durante sua explanação, ela apresentou algumas estratégias de governança identificadas em pesquisas recentes da FGV. “Primeiro, é importante que cada instituição estabeleça princípios claros sobre o uso da IA, definindo critérios para sua autorização. Também é essencial construir matrizes de risco para avaliar o impacto de tecnologias, como reconhecimento facial, no ambiente educacional”, explicou.
Outro ponto central abordado foi a formação e capacitação dos docentes para utilizar as ferramentas de maneira eficaz e orientação dos estudantes sobre seu uso responsável. Ela ressaltou a necessidade de letramento digital e discussões sobre como incorporar a IA nos currículos acadêmicos. “Podemos fazer isso através de disciplinas específicas, formações transversais e workshops, garantindo que o uso da IA seja eticamente alinhado com os valores institucionais”, concluiu.
O professor Rogério Justino também trouxe uma reflexão sobre o impacto da IA na educação. “Hoje, vamos falar sobre um tema que está transformando o mundo: a inteligência artificial. Precisamos discutir as questões educacionais, pedagógicas e didáticas, e acima de tudo, provocar reflexões sobre os caminhos que podemos tomar”, afirmou. Justino destacou que a IA não é uma novidade, mas que sua incorporação no dia a dia da educação está avançando rapidamente. “O trem já partiu. Quem não se preparar pode enfrentar dificuldades em breve. A IA movimenta a economia e vai continuar a se expandir. Precisamos aprender a manejá-la para não sermos atropelados por essa revolução tecnológica”, alertou.
Programação completa
A programação da Siap continua em todas as áreas da instituição com reuniões de colegiado, oficinas e outras atividades acadêmicas promovendo debates fundamentais sobre o futuro da educação superior e o papel da tecnologia nesse contexto. Acesse a programação completa neste link.
Fotos: Ana Paula Abrão