PUC Goiás abre 7ª edição da Jornada da Cidadania
A PUC Goiás e a Arquidiocese de Goiânia realizaram a abertura da 7ª edição da Jornada da Cidadania nesta quarta-feira, 22, no Centro de Convenções, no Jardim Mariliza. A retomada da programação foi celebrada, pois é um marco do trabalho da universidade em prol das comunidades carentes na grande Goiânia e foi interrompida por causa da pandemia da Covid-19. A última edição foi realizada parcialmente em 2022.
A abertura foi realizada pelo arcebispo e grão-chanceler da PUC Goiás, dom João Justino, pela reitora da universidade, professora Olga Izilda Ronchi e pela coordenadora da Jornada e pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil, Márcia e Alencar, no palco montado na área de exposições do Centro Convenções. Antes o público assistiu a apresentação do Quinteto de Cordas da Orquestra Filarmônica do Estado de Goiás. Também participaram da abertura o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, o vereador Fabrício Rosa, a reitora da Universidade Federal de Goiás, Angelita Pereira de Lima, entre outros convidados.
Pela primeira, dom João está a frente da Jornada. Ele assumiu a Arquidiocese em 2022 e afirma que a expectativa é de reforçar a importância do compromisso das pessoas com a cidadania. “Eu entendo que o voluntariado é uma das mais belas expressões de solidariedade. É quando a pessoa, voluntariamente, abraça uma causa de serviço aos outros. É muito importante, sobretudo na formação dos jovens do. Estão buscando uma profissão e que vão certamente alcançar serem bons profissionais”, afirmou o arcebispo.
Nesta edição, a Jornada teve número recorde de voluntários inscritos, um total de 1.700 estudantes irão trabalhar nos dois dias nas diversas estações que oferecem serviços gratuitos à comunidade. Segundo a reitora Olga Ronchi, para muitos esta será a primeira experiência com um evento desta magnitude. ” Com certeza será um momento extraordinário de aprendizagem para os estudantes, para a comunidade e para todos nós que participamos. Aprendizagem de fraternidade e de conhecimento a serviço da vida”, afirmou ela, lembrando que a Jornada representa o projeto institucional pedagógico da PUC em toda sua amplitude.
Coordenadora da edição, a professora Márcia de Alencar afirmou que a retomada é também uma conquista depois da pandemia e do aprofundamento da crise econômica. “Estamos fazendo o nosso melhor dentro das condições atuais e sabendo da importância dos serviços para a população mais carente. O que a gente tem tentado é corresponder ao anseio social que todos esperam da PUC Goiás e, ao mesmo tempo, cumprir com a nossa missão institucional”, afirmou a pró-reitora.
A Jornada da Cidadania está sendo realizada no Centro de Convenções da PUC Goiás, no Jardim Mariliza. Foi aberta na quarta-feira, 22, e segue aberta ao público até o dia 24. Centenas de estudantes, professores, funcionários e voluntários se unem para garantir o acesso da população a diferentes serviços gratuitos nas áreas de saúde, jurídica, educação, cultura e lazer, das 8h às 17 horas, para a população da grande Goiânia. Esta é a sétima edição do evento, que conta com parcerias do poder público e da sociedade civil.