PUC ganha capela em homenagem à Nossa Senhora da Saúde

Foi realizada cerimônia de bênção e inauguração da Capela Nossa Senhora da Saúde, nesta quinta-feira, 15, na Área 1 da PUC Goiás. Com missa conduzida pelo arcebispo de Goiânia e grão-chanceler da universidade, dom João Justino, a cerimônia reuniu membros da comunidade acadêmica e da Pastoral Universitária. Também participaram da celebração o padre David de Jesus, vigário episcopal do Vicariato para Cultura e Educação, o padre Géster Cabral, coordenador da Pastoral da Universidade, a reitora da PUC Goiás, a professora Olga Izilda Ronchi e membros da reitoria.

O novo local ganhou o nome por estar no prédio da Escola de Ciências Médicas e da Vida. Além da imagem de Nossa Senhora da Saúde, a capela também ganhou imagens de São Francisco de Assis, São Camilo, São Lucas e Santa Apolônia. Todas foram abençoadas, junto ao altar e a edificação, pelo arcebispo.

O arcebispo Dom João Justino falou da felicidade em inaugurar e abençoar a nova capela da PUC, que se soma a outras capelas já em funcionamento na instituição. “Reconhecemos que a experiência da espiritualidade requer também espaços onde as pessoas possam ter silêncio para a oração, para ouvir a palavra de Deus, para a eucaristia. O projeto de Pastoral da Universidade é muito amplo e inclui muitas experiências e atividades, mas cuidar de alguns locais como este onde seja possível esta experiência espiritual é muito importante”.

Para a professora Olga, a nova capela será um lugar para compartilhar a palavra e o pão, como alimento, para toda a comunidade universitária. “A Pastoral da universidade e Paróquia Universitária vão trazendo para nós esta centralidade do projeto pedagógico institucional, que é pensar a formação integral dos nossos estudantes numa perspectiva do humanismo solidário cristão. No nosso caso, especificamente católico, mas aberto a todas as religiões”, afirmou a reitora.

Após a cerimônia, foi entregue o documento das Diretrizes Pastorais, elaborado por Narcélio Ferreira de Lima e membros da Pastoral. O documento é uma referência para o itinerário do cuidado pastoral com toda a comunidade universitária. “Este documento se propõe a ser o rosto de Cristo em nossa universidade”, declarou a professora Olga.

Coordenador da Pastoral da Universidade, padre Géster afirma que a capela estará aberta para receber a comunidade em seus momentos de oração, celebração eucarística, atendimentos e outras atividades religiosas. “Tendo uma capela perto há uma possibilidade a mais de rezar e de cuidar da sua vida espiritual”, explicou ele.

Origem

Nossa Senhora da Saúde passou a ser devotada na Idade Média durante a peste negra. Em 1599, durante a epidemia em Portugal, os coveiros ao abrirem as valas onde seriam enterradas as vítimas encontraram a imagem de Nossa Senhora. Então a população realizou uma procissão para pedir proteção e a peste cessou. Naquele momento, ela foi aclamada como Nossa Senhora da Saúde.

Foto: Wagmar Alves