PUC forma primeira turma de Medicina Veterinária

A primeira turma de um curso de graduação deixa conquistas que serão usufruídas por outras gerações de estudantes. Pioneiros, os primeiros formandos do curso de Medicina Veterinária da PUC Goiás, colaram grau na última quarta-feira, 15 de fevereiro, no Centro de Convenções da universidade.

Coordenadora do curso, a profa. Maria Ivete de Moura, informa que 44 novos profissionais foram qualificados para o mundo do trabalho. Ao fazer um balanço das atividades, ela destaca que a colaboração dos primeiros estudantes foi essencial para a edificação do curso, que superou junto com a gestão os desafios de cada semestre.

A turma, que ingressou na PUC em 2018/1, se destacou pela organização de eventos. O centro acadêmico promoveu, em parceria com a coordenação do curso, diversas palestras com a participação de profissionais de destaque, que partilharam com os estudantes, informações sobre as áreas de atuação dos médicos veterinários.

Os acadêmicos também atuaram na Jornada da Cidadania de 2019, oferecendo à população diversos serviços, como campanhas de adoção responsável, vermifugação e vacinação de pequenos animais.

Outro destaque foi a inauguração, em outubro de 2021, da Clínica Escola de Medicina Veterinária, no Câmpus II, que é campo de estágio para os estudantes do curso, além de ofertar consultas, cirurgias agendadas, exames de imagem e laboratoriais para pequenos animais.

Além disso, os primeiros estudantes lançaram as sementes cujos frutos são colhidos pelas turmas mais recentes: em agosto do ano passado, o curso inaugurou a clínica de internação de grandes animais, espaço acadêmico que está em pleno funcionamento.

Um sonho realizado

De acordo com a coordenação do curso, os primeiros formandos participam de processos seletivos para residência e outros já atuam em clínicas, como a médica veterinária Marina Vicente Santos, 25 anos.

Para a recém-formada, cursar Medicina Veterinária foi a realização de um sonho de infância e trilhar essa trajetória na PUC superou suas expectativas. “O curso é bem desafiador, porque a gente lida com a saúde como um todo, não só a animal, como também a humana e o meio ambiente. A Medicina Veterinária é muito além do que eu esperava”, reflete.

Interessada pela área de clínica e cirurgia desde o início do curso, ela foi desenhando o foco da sua carreira para este caminho. Marina foi monitora em várias disciplinas e fez estágios extracurriculares em clínicas veterinárias para qualificar a formação. Como vice-presidente do centro acadêmico, fez contato com diversos profissionais e, com isso, aprimorou seu networking, além de adquirir novos conhecimentos na área de marketing e promoção de eventos.

Atualmente, a egressa é plantonista em clínicas veterinárias e destaca a importância desta experiência neste novo ciclo que começa agora. Conhecendo novas realidades, estruturas e profissionais, toda sua dedicação acadêmica agora fará a diferença onde ela estiver, exercendo a sua vocação.

O curso

O profissional da Medicina Veterinária tem papel importante na saúde pública, com o controle de zoonoses e ação primordial na preservação do meio ambiente, produção sustentável e controle de resíduos. Na PUC Goiás, o curso está instalado na Escola de Ciências Médicas e da Vida (ECMV).

Saiba mais sobre o curso aqui.