PUC envia doações para o Rio Grande do Sul

A PUC Goiás enviou hoje, 14, para Brasília, um caminhão carregado com doações recolhidas entre a comunidade acadêmica. São roupas, calçados, cobertores, gêneros alimentícios, água, materiais de limpeza e produtos de higiene pessoal que serão destinados às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O estado gaúcho enfrenta uma situação de calamidade pública por conta dos fortes temporais que inundaram cidades inteiras e provocaram alagamentos em várias outras.

A campanha da PUC, intitulada A fraternidade pede ação, mobilizou professores, funcionários e estudantes em torno da causa gaúcha. As doações recolhidas na universidade serão levadas ao Rio Grande do Sul pelo Correio Aéreo Nacional, um programa da Força Aérea Brasileira (FAB), e entregue diretamente para a Defesa Civil do Estado, que possui melhores condições para distribuição diante das dificuldades de transportes enfrentadas por conta das estradas interrompidas. Além das doações, também foram feitas contribuições em dinheiro, diretamente para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Sul 3, via pix.

Para a reitora da PUC Goiás, profa. Olga Izilda Ronchi, as doações recolhidas são uma demonstração da generosidade de professores, estudantes e funcionários da instituição. Ela lembra que, além dos problemas enfrentados hoje com a inundação, outros devem surgir quando a água baixar. “Isso aqui é algo emergencial para os abrigos. São mais de 70 mil pessoas só em abrigos. Imagina a infraestrutura diária necessária? São situações que ferem a dignidade humana”, destaca. Além das 70 mil pessoas em abrigos, outras cerca de 600 mil estão desabrigadas em casas de família.

Profa. Olga destaca que é preciso se mobilizar cada vez mais. “O Estado tem cerca de 95% dos seus municípios afetados, de alguma forma, pela cheia. Podemos chegar a 1 milhão de desabrigados, vivendo em condições precárias. Esse é um gesto que pode contribuir para minimizar o sofrimento das pessoas”, assinala.

A universidade continuará arrecadando doações para o Rio Grande do Sul, nas secretarias das Escolas. “Para nós é muito simples e efetivo levar a Brasília, porque o Correio Aéreo Nacional tem feito o transporte quase diário. E isso é importante porque as doações são entregues diretamente à Defesa Civil do Estado, que faz uma distribuição mais efetiva, considerando que possuem o mapeamento dos abrigos e conseguem chegar aos lugares mais longínquos por contarem com meios de transportes em condições de fazer a distribuição por outras vias, que não a terrestre”, diz.

O que doar

Você pode contribuir com as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul doando alimentos não perecíveis, água, roupas, calçados, cobertores, materiais de limpeza, produtos de higiene pessoal e ração para cães e gatos. As doações podem ser feitas nas secretarias das Escolas da PUC Goiás. Além disso, também podem ser feitas contribuições em dinheiro diretamente para a CNBB Regional Sul 3 pela Chave PIX 33685686001041 (CNPJ).

Fotos: Ana Paula Abrão, Carla Oliveira, Wagmar Alves e Weslley Cruz