PUC é primeiro lugar em programas destinados à formação de professores
A PUC Goiás é referência nacional em dois importantes programas que incentivam a formação de professores. A instituição obteve nota máxima nas propostas apresentadas ao Programa de Iniciação à Docência (Pibid) e ao Programa de Residência Pedagógica.
Dentre as 249 instituições de ensino superior cadastradas no Pibid, a PUC Goiás ficou em 1º lugar. Já na Residência Pedagógica, a universidade também conquistou a primeira colocação dentre 229 projetos.
“Os resultados que a PUC Goiás colhe hoje significa que ela vem acumulando uma experiência e uma trajetória no campo de formação dos professores, sendo vanguardista em temas que tratam dessa relação do professor com a universidade, com a sociedade e a educação básica”, reflete o diretor da Escola de Formação de Professores e Humanidades, prof. Romilson Martins Siqueira.
É importante destacar que a universidade conquistou nota máxima no projeto institucional e, também, no projeto de cada curso. “Isso é muito importante, porque reafirma e coloca a PUC Goiás entre as universidades que oferecem os melhores cursos de formação de professores do País. O papel que a universidade tem enquanto instituição é isso: oferecer para Goiânia, Goiás e o Brasil projetos e programas de excelência, que mostram a qualidade do que vem sendo feito”, complementa.
História consolidada
Todos esses frutos colhidos pela instituição atualmente são resultado de uma sólida caminhada, que começou no ano de 1994 com o programa de formação de professores da universidade.
O prof. Romilson relembra que a PUC foi audaciosa em pensar um projeto de formação de professores que entendesse os processos interdisciplinares, incluindo a compreensão da docência no seu sentido mais amplo, a educação nos múltiplos espaços, a relação entre teoria e prática, a gestão colegiada e participativa e o domínio da ciência dos conteúdos curriculares.
Esse projeto foi revisto e amadurecido em 2004 e, desde então, tem foco nesses princípios de fortalecer a relação entre teoria e prática, a formação inicial e continuada, o exercício da interdisciplinaridade e a forte compreensão do domínio do conhecimento.
Engajada nesta caminhada e em sintonia com a Resolução 02/2015 do Ministério da Educação (MEC), a PUC criou o projeto institucional de formação de professores com um grande diferencial, que coloca a instituição em primeiro lugar no Brasil no âmbito das licenciaturas.
“Entendemos que o objeto do Pibid é o domínio do conteúdo, da ciência epistemológica e do fazer pedagógico. Já no Residência Pedagógica, o projeto interdisciplinar pensa em um processo de ensino, pesquisa e de autonomia intelectual no campo da investigação e da reflexão, da busca do conhecimento e elaboração de projetos”, explicou o diretor da EFPH.
Salto inovador
Outro diferencial da PUC é que os dois projetos são articulados dentro dos próprios cursos, no campo de estágio, em todas as metodologias específicas e domínios das didáticas. Dessa forma, a iniciativa é incorporada no cotidiano dos cursos e o programa não se estende apenas ao estudante que participa dele, mas a todo o corpo discente da Escola.
O Pibid e o Residência também englobam os programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação (mestrados e doutorados). Essa relação possibilita que os estudantes pensem em estudos futuros, participem de grupos de estudos dos programas e sejam acompanhados pelos docentes da stricto sensu. Dessa forma, desde a graduação, o estudante já pode iniciar uma pesquisa, que pode ser amadurecida em um futuro projeto de mestrado e doutorado.