PUC e Comad articulam ações para o combate às drogas

O trabalho de combate às drogas demanda uma articulação entre os organismos governamentais, escolas, universidades e a própria sociedade civil para acolher, de forma qualificada, quem busca ajuda para vencer o vício.

Com essa visão, a PUC Goiás acolheu na manhã desta terça-feira, 10, uma reunião ordinária promovida pelo Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad) e seus representantes, na Sala Multiuso da Área 4 (Praça Universitária).

Presidida pelo vice-presidente do Comad, Márcio Lourenço, a reunião discutiu sobre o encaminhamento das pessoas que buscam auxílio para sair da drogadição. Esse percurso deve ser iniciado no SUS, especificamente, nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), responsáveis pela saúde mental, e finalizar no terceiro setor (comunidades terapêuticas).

O trabalho envolve ações de enfrentamento, prevenção, redução de danos, tratamento, recuperação e reinserção social de pessoas com transtornos decorrentes do uso de drogas. E todo esse apoio precisa ser realizado de forma qualificada, tendo em vista a recuperação integral do paciente, que busca sair da condição de dependência química.

“Uma das pautas mais importantes é que nós queremos pacificar até onde vai a saúde pública e a participação final das comunidades terapêuticas. Uma das funções do Conselho é acompanhar, fiscalizar e regulamentar o funcionamento dessas comunidades. Para cada comunidade terapêutica que trabalha dentro das normas, existem cinco clandestinas”, informa Márcio.

Além de atuar conforme exige à legislação, as comunidades também precisam garantir um acolhimento integral do paciente e não tratá-lo de forma agressiva ou em condições sub-humanas. Nesse sentido, o Conselho também atua para garantir a promoção da dignidade humana. Outras competências legais do Comad podem ser conferidas neste link.

Parceria

Para cumprir sua missão, o Comad conta com representantes oriundos de diversas esferas, entre eles, a PUC Goiás, Secretaria de Desenvolvimento Social e Humano, Juizado de Infância e Juventude, Secretaria Municipal de Educação, Associação Goiana de Comunidades Terapêuticas, Guarda Civil Metropolitana, OAB, entre outros.

A articulação com a PUC Goiás é feita através do Programa Em Nome da Vida (PNV), inserido na Coordenação de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil (Proex).

Coordenado atualmente pela docente Marina Morabi, a iniciativa foi criada em 2001 com a missão de desenvolver uma “cultura de prevenção e atuação profissional” em relação à dependência de drogas.

Quem acompanhou essa trajetória desde à sua criação foi a professora Vera Morselli, do curso de Psicologia, representante da sociedade civil dentro do Conselho.

De acordo com a docente, diversas ações marcaram o Programa ao longo da sua história, entre elas, a promoção do primeiro Fórum Goiano de Políticas sobre Álcool e Drogas, a elaboração de manuais e outros documentos sobre o tema, a oferta de cursos realizados em parceria com a Associação Brasileira de Comunidades Terapêuticas e com o Ministério Público, entre outras ações.

Formação de agentes

Ciente do papel estratégico da universidade como uma fonte de conhecimento científico, o Comad também articula com a instituição a oferta de um curso de especialização antidrogas, cujo papel será de qualificar monitores para exercer um poder de interferência qualitativo dentro das escolas, da rede pública e privada.

Esses agentes serão capacitados para atuar em parceria com o Juizado da Infância e Juventude, OAB e demais organismos participantes do Comad, como informa o vice-presidente do Conselho.

“Esses monitores precisam estar preparados para a interlocução, porque nós vivemos um contraditório: o traficante que assedia o adolescente gera mais confiança do que o agente público, que está lá para esclarecer que esse é um mundo muito difícil de sair. A PUC é estratégica neste momento, porque tem condições de oferecer essa parceria, por ser uma fonte de conhecimento”, complementa.

Contato

Vale ressaltar que o Conselho é de responsabilidade da Guarda Civil Metropolitana. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail comad.goiania@gmail.com ou pelo telefone (62) 3524-8211.

Vice-presidente da Comad, Márcio Lourenço, presidiu a reunião ordinária e ressaltou a relevância da parceria com a universidade para o combate às drogas

Fotos: Wagmar Alves