PUC de Portas Abertas recebe estudantes do Colégio Olimpo

O projeto PUC de Portas Abertas, da Comissão de Admissão Discente (CAD), recebeu nesta sexta-feira, 6, um grupo de estudantes do 6º ano do ensino fundamental do Colégio Olimpo para apresentar a infraestrutura e o projeto pedagógico do curso de Arqueologia.

Com 13 anos de história, o objetivo do projeto é ajudar o jovem na escolha profissional por meio de ações e atividades internas e externas para apresentar alguns cursos de graduação aos alunos e incentivá-los a desde cedo a pensar sobre o futuro.

A coordenadora de Admissão Discente (CAD), profa. Thelma Iris Perini, destacou a necessidade de aproximar a universidade dos estudantes desde cedo. “Nós queremos ser essa interface: aproximar o aluno do ensino médio com o ambiente universitário. Eles vêm para a universidade e conhecem os laboratórios, os acadêmicos que fazem o curso e fazem oficinas”, reforçou.

Devolutiva

Os alunos visitantes estavam acompanhados do coordenador e professor de História, Hélcio Marques, que destacou a importância do contato dos jovens com o meio acadêmico, desde o ensino, uma vez que a experiência pode ser encantadora para os alunos.

“É um momento muito importante, essa parceria da unidade escolar regular com a universidade. Visto que, ao ingressar na universidade, ele pode realmente deslumbrar os campos do saber na prática, desde conhecer o laboratório, as salas de aulas, a estrutura física e a biblioteca. Isso enriquece a curiosidade para o futuro que eles vão escolher.” destaca.

Para a coordenadora do curso de Arqueologia, profa. Cristiane Loriza Dantas, a visita foi uma oportunidade para apresentar a profissão de arqueólogo(a) aos jovens.

“A arqueologia é uma área que as pessoas não conhecem, então, sem conhecer, não tem como elas escolherem. Dificilmente a gente vê na nossa sociedade alguém sonhando com o filho arqueólogo. Os pais têm uma influência muito grande em relação às profissões que eles conhecem, então o intuito é aproximá-los dessa realidade para que eles percebam que é uma realidade muito mais próxima do que a maioria imagina”, refletiu.

A visita foi guiada pela coordenadora e pelos acadêmicos do curso de Arqueologia. Na ocasião, os estudantes visitaram os laboratórios de pesquisa e assistiram apresentações sobre o cotidiano profissional de um arqueólogo.

 (Texto: Nívia Menegat, estagiária da Dicom)

Fotos: Ana Paula Abrão