PUC acolhe Dia Anec Goiás

O Teatro PUC (Câmpus V) foi palco, no último sábado, 1º de fevereiro, do Dia Anec Goiás, evento que reuniu mais de 600 representantes de mais de 30 escolas  católicas do estado goiano. Com o objetivo de promover unidade, fortalecimento acadêmico e espiritual das instituições de ensino ligadas à Igreja, o encontro teve como destaque a palestra de Heloisy Pereira Rodrigues, primeira mulher graduada em Inteligência Artificial na América Latina, fundadora da MaCall e embaixadora Dove pela Beleza Real na Inteligência Artificial.

A reitora da PUC Goiás, Olga Izilda Ronchi, destacou a importância do evento como um momento de unidade e sinodalidade entre as escolas católicas no Brasil. “O Dia Anec celebra e inaugura o semestre letivo nas instituições católicas, ocorrendo em diferentes estados e demonstrando a comunhão com a Igreja”, afirmou.

Ela ressaltou que a inteligência artificial tem sido um tema de grande preocupação do Papa Francisco: vale pontuar que o Vaticano publicou recentemente um documento sobre o assunto, o Antiqua et Nova, fruto da reflexão mútua entre o Dicastério para a Doutrina da Fé e o Dicastério para a Cultura e a Educação.

“Ele contrapõe a inteligência artificial à inteligência humana, reforçando que a IA deve estar a serviço do ser humano e não o contrário”, explicou. A reitora também alertou para os desafios da regulação do uso da tecnologia na educação, lembrando que poucos países já estabeleceram normas claras sobre o tema.

A coordenadora regional da Anec e diretora do Externato São José,  Tatiana Santana, reforçou a importância do evento para o fortalecimento das instituições católicas. “Nosso objetivo é fortalecer as instituições católicas em união, coragem e destaque, tanto acadêmico quanto espiritual. A inteligência artificial na educação é um tema essencial, pois, embora sejamos instituições de tradição, acompanhamos a inovação e a tecnologia”, acrescentou.

Para Tatiana, o Dia Anec também simboliza “um abraço dado pela Igreja aos educadores”, abençoando-os para o ano letivo.

O evento destacou a necessidade de um olhar atento sobre o impacto das novas tecnologias no ensino e a busca por um equilíbrio entre inovação e formação humanista. Para os educadores presentes, a discussão sobre inteligência artificial na educação é um passo fundamental para preparar as instituições católicas para os desafios do futuro.

Fotos: Wagmar Alves