PUC abre mês de aniversário com inauguração de laboratórios

Abrindo o mês de comemoração dos seus 65 anos, a PUC Goiás inaugurou nesta terça-feira, 1, quatro laboratórios instalados na Área 5, Setor Leste Universitário. Os laboratórios de Simulação Cirúrgica; Realidade Virtual e Fisiologia Experimental; Imunologia Clínica e Meio Ambiente; e Estudos Experimentais e Biotecnológicos irão atender os cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu ligados às escolas de Ciências Médicas e da Vida e de Ciências Sociais e da Saúde.

As novas instalações são fruto de investimento com recursos próprios da universidade e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). Em obras civis de infraestrutura e equipamentos para laboratórios, a PUC investiu mais de R$ 1 milhão na Área 5, e outros R$ 220 mil foram recursos da Fapeg para os laboratórios.

Reitora da PUC Goiás, profa. Olga Izilda Ronchi frisa que a Área 5 abriga um “conjunto de laboratórios que servem tanto à graduação quanto à pós-graduação, e que expressam o investimento da universidade, especialmente na qualificação de espaços e equipamentos de última geração, importantíssimos para os estudantes”. Ela destaca que o projeto pedagógico institucional tem, como fundamento importante, o componente curricular da prática unida à teoria, um entendimento da educação e do ensino também como prática. “Tanto é que nós temos um número maior de laboratórios do que o de salas de aula teóricas. Então, essa relação teoria e prática traz uma qualificação enorme para os nossos projetos pedagógicos”, diz.

A pró-reitora de Graduação, profa. Sonia Margarida Gomes Sousa, explica a necessidade de constante renovação de equipamentos e espaços laboratoriais. “As diretrizes curriculares nacionais são atualizadas periodicamente e trazem novas exigências e também as metodologias de ensino. Então, para cada grupo geracional, para cada novo momento do processo de formação, nós temos exigências pedagógicas, metodológicas”, explica.

Arcebispo metropolitano de Goiânia e grão chanceler da PUC, Dom João Justino, aprecia o esforço institucional para qualificar a formação acadêmica. “Eu muito me alegro e congratulo com a direção da Universidade, em especial com a comunidade acadêmica, quando a Universidade consegue fazer esse investimento aparelhando cada vez de modo melhor os laboratórios, seja para graduação, seja para pós-graduação. E é bonito ver o empenho de todos. Os professores têm mais condições de preparar o ensino e a pesquisa aqui, sabendo que também nesta área temos extensão por causa dos programas de parceria com órgãos governamentais. É um dia muito especial e todos nós estamos aqui para agradecer”, declara.

Biotecnologia e imunologia

De acordo com a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, profa. Priscila Valverde,  os laboratórios irão impactar nas pesquisas e na saúde da população, já que têm a capacidade de fazer prevenção e diagnósticos de doenças, inclusive, o câncer. Eles incluem os estudantes de todos os níveis da PUC (graduação, iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado) e receberam apoio institucional por meio dos editais de pesquisa e também de apoio ao pós-doutorado.

Fotos: Wagmar Alves