Publicidade e poesia pautam aula inaugural

Ao longo deste mês, diversos cursos de graduação promovem aulas inaugurais para integrar os alunos. Na manhã desta terça-feira, 21, foi a vez do curso de Publicidade e Propaganda da PUC Goiás acolher os calouros e lançar, oficialmente, o semestre letivo, no Teatro PUC (Câmpus V). Dois palestrantes foram convidados para abordar o tema central do evento – Poéticas na Redação Publicitária: o diretor da Box Comunicação, Bruno Lopes, e o poeta-publicitário Lucas Cândido Brandão (mais conhecido como Lucão).

O primeiro “quebrou” alguns mitos relacionados à publicidade, fruto de sua experiência em agências, atuando como redator e cargos de gestão há 13 anos, e o segundo, criador do Site do Lucão e autor de dois livros, falou ao público sobre a importância da poesia para a publicidade.

“O mercado em Goiás é igual ao mercado em qualquer lugar do País, com a diferença de que aqui temos um foco maior no varejo, mas os profissionais são igualmente capacitados para atender”, argumentou Bruno.

Lucão, ao citar uma reflexão de Paulo Leminski, ressaltou as especificidades da poesia: “ela é alívio, é descanso e pode ajudar a propaganda neste sentido – sensibilizando – já que a peça publicitária precisa tocar onde as pessoas precisam ser tocadas: o coração”, refletiu.

Bastidores
Todos os detalhes da aula foram preparados pelos estudantes da Publicidade que cursam a disciplina Eventos e participam da Agência Empírica, vinculada ao curso. De acordo com a profa. Patrícia Quitero, organizadora do evento, os acadêmicos cuidaram de tudo, desde o contato com os palestrantes, elaboração do script e execução das atividades do dia. Também foram arrecadados, por meio das inscrições, centenas de caixas de leite que serão doadas para as famílias que vivem no Lixão de Aparecida de Goiânia.

Coordenadora do curso, a profa. Adriana Ferreira pontuou que a aula inaugural é uma maneira de colocar os estudantes mais próximos daquilo que está sendo oferecido no mercado. Os temas das aulas são definidos mediante reunião de colegiado, durante a Semana de Planejamento, antes do início do semestre. “Nós inauguramos um modelo pedagógico e um novo perfil de formação, sempre focado no diferencial de formação integral do nosso aluno. Os eventos são um desses elementos, já que a formação em sala de aula é complementada por outras oportunidades”, complementou.

Fotos: Weslley Cruz