Psicologia escolar pauta roda de conversa na graduação

O curso de Psicologia realizou no último sábado, 29 de março, uma roda de conversa intitulada Três olhares para a educação: psicologia, ensino e gestão escolar.

A atividade compõe o projeto pedagógico da disciplina Pesquisa e Prática em Psicologia Escolar, ministrada pela professora Dra. Juliana Hannum. Participaram do debate, a profa. Samara Xavier;  a psicóloga escolar Ivone Borges Monteiro e o diretor José Leonardo Santana.

A professora Samara, com vasta experiência no campo da educação, ressaltou a importância do reconhecimento do docente e da afetividade no processo de ensino-aprendizagem.

Sua atuação como coordenadora pedagógica nacional na editora Inteligência Educacional evidenciou a relevância de unir teoria e prática na construção de um ambiente educacional eficaz.

A psicóloga Ivone contribuiu com sua expertise em Psicologia ao discutir a relevância do aspecto emocional e psicológico dos estudantes no contexto escolar.

Sua formação em Letras e Psicologia agregou uma abordagem multidisciplinar ao debate, ressaltando a importância da saúde mental dos alunos para seu desenvolvimento acadêmico.

Por fim, José Leonardo apresentou uma visão abrangente sobre a gestão escolar, destacando a importância da adaptabilidade na integração entre a equipe pedagógica e a administração da escola.

Sua formação em História e especialização em Gestão Educacional evidenciaram a importância da história e da cultura no contexto educacional contemporâneo.

Ao acolher as falas, a profa. Juliana fez um balanço do evento: “a roda de conversa proporcionou uma rica troca de experiências e conhecimentos, destacando a complexidade e a importância de integrar os olhares da psicologia, do ensino e da gestão escolar no desenvolvimento de práticas educacionais mais eficazes e humanizadas”, concluiu.

(Texto: Profa. Juliana Hannum com edição da Dicom)