Protagonismo sênior será enfoque da Unati em 2020

A Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) abriu novo semestre com novidades: grande número de calouros e projeto da PUC Goiás irá investir no protagonismo sênior com atividades voltadas para o compartilhamento do conhecimento dos próprios alunos.

O anúncio foi realizado pela professora Lisa Valéria Vieira Tôrres para os cerca de 200 idosos que participaram da aula inaugural, no Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades, realizada nesta segunda-feira, 10 de fevereiro. Todo os projetos do Programa de Gerontologia Social, que coordena a Unati, estarão alinhados ao tema da Campanha da Fraternidade 2020: Fraternidade e vida – Dom e compromisso.

Na aula inaugural, foram recepcionados 80 novos alunos, além dos mais de 100 que continuam a participar das atividades. Neste semestre serão ministradas 16 disciplinas, como Espanhol, Fortalecimento Muscular, Ética e Cidadania, Ginástica Funcional, Alongamento, Informática, Fotografia, Teatro e Dança Circular.

Já as atividades de protagonismo sênior serão realizadas uma vez por semana, na universidade ou no próprio espaço já usado pelo aluno. “Oportunidade para os nossos alunos da Unati serem protagonistas”, explicou a coordenadora sobre a atividade, que irá acontecer uma vez por semana com aulas de respiração, horta sustentável, alimentação natural, reiki, artesanato e outros ministradas pelos próprios idosos.

Uma das protagonistas será a aluna Rita Araújo, 88 anos, que irá compartilhar com os colegas a experiência no artesanato. Ela dá aulas de crochê e bordado, além de reunir as amigas em um centro de artesãs, que receberá uma das atividades da Unati. “Oferecer o que eu sei fazer, compartilhar com as pessoas me faz bem”.

Na aula inaugural, os participantes assistiram a palestra Solidão e desarmonia da vida moderna: desafios, mitos e neuroses, proferida pelo diretor do Centro Dia do Idoso de Crixás, o filósofo Fabiano Baptista Leite. Ele contou como funciona o centro e as experiências realizadas no norte goiano e sobre a desarmonia da vida moderna, em que muitos idosos precisam se reinventar diante dos novos arranjos da sociedade.

Mais informações pelo fone: 3309-6155 e 6182.

Fotos: Wagmar Alves