Prosa inicia capacitação para Campanha da Fraternidade 2017

Dando início às atividades formativas ligadas à Campanha da Fraternidade 2017, o Programa Socioambiental e de Economia Solidária (Prosa) da PUC Goiás realizou nesta quarta-feira, 8, palestra sobre o texto-base da campanha com professores de Teologia da universidade.

Com o tema Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida e o lema Cultivar e guardar a criação (Gn 2,15), a campanha terá, em Goiás, foco especial no Cerrado.

Até o final do ano, o Prosa trabalhará o tema em todas as escolas da universidade, atingindo direta e indiretamente a comunidade acadêmica, por meio de alunos e professores. O começo com os professores de Teologia pode ser considerado estratégico, já que eles estão presentes em todos os cursos da universidade. “Nosso objetivo é focar na preservação dos biomas e no respeito aos povos originários. Hoje, em especial, também faremos a ligação com a encíclica Laudato Si’ (do papa Francisco), sobre meio ambiente”, explicou a professora Sarah Amado.

“Nós somos a ponte teórica e motivacional para a Campanha da Fraternidade dentro da universidade, com os alunos. Vemos como muito importante essa oportunidade”, constatou o coordenador da Teologia nas áreas, professor Pedro Antônio Chagas.

Para o objetivo, o Programa está negociando em todas as escolas a participação em eventos voltados para alunos e professores. “Nosso objetivo é trazer a temática para dentro das disciplinas e dos espaços da universidade, para que isso seja trabalhado”, comentou a coordenadora do Prosa, professora Helaine Resplandes. A próxima reunião será na Escola de Ciências Agrárias e Biológicas.

Também participaram da palestra os oito estagiários do Prosa neste semestre. A equipe ainda ganhará o reforço de pelo menos 50 alunos voluntários após o encerramento do processo seletivo em curso.