Projeto debate filme sobre Comissão da Verdade
O Programa de Direitos Humanos (PDH) da PUC Goiás realiza no dia 16 de setembro, às 19 horas, a sessão de abertura do Projeto Cine Debate: Direitos Humanos para o antirracismo, em parceria com a Defensoria Pública de Goiás. O evento será realizado de forma remota pela plataforma Microsoft Teams com a exibição do filme documentário Resplendor, sobre o funcionamento da Comissão Nacional da Verdade no Brasil.
O evento contará com a presença da diretora do filme Cláudia Nunes, além dos representantes da população indígena e da Defensoria Pública de Goiás. Também com a participação do defensor Público do Estado e coordenador do Núcleo Especializado de Direitos Humanos, Philipe Arapian.
O filme documentário Resplendor tem direção de Claudia Nunes e Érico Rassi, foi lançado em 2019 e tem 52 minutos de duração. A Comissão Nacional da Verdade foi instalada em 2011 para apurar crimes cometidos durante a ditadura militar, trouxe a público um capítulo ainda muito obscuro da história: a existência de um centro de detenção indígena, na cidade de Resplendor (MG), chamado Reformatório Krenak. Instalado primeiramente dentro do território da etnia Krenak, e posteriormente transferido para Carmésia, aprisionou e torturou não apenas indígenas Krenak, mas diversas outras etnias como os Pataxó, impondo restrições às suas práticas ancestrais sob implacável vigilância dos militares.
O documentário mostra como funcionou esse campo de concentração, e as consequências desse trauma coletivo para os povos indígenas afetados.
(Texto: Eliani Covem/Assessoria da Proex)