Projeto Circula PGS atende idosos nos bairros de Goiânia

O Programa de Gerontologia Social da PUC Goiás (PGS) criou um novo projeto para atender a população idosa que, por vários motivos, não pode comparecer às atividades da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), no Setor Leste Universitário. O projeto Circula PGS tem por objetivo promover a socialização e a inclusão digital de pessoas acima de 50 anos.

O Projeto está atuando no Centro de Assistência Social (CRAS) do Setor Novo Horizonte, todas as quintas-feiras, no período vespertino. Outros bairros da capital serão contemplados com as atividades itinerantes do programa. O trabalho é coordenado pela professora do PGS, Carolina Goos, com o auxílio dos estudantes voluntários do Programa.

Socialização

De acordo com a coordenadora do PGS, Lisa Valéria Torres, “nesse primeiro momento, estão sendo trabalhadas noções básicas para o uso da internet e dos aplicativos de celular. Porém, outras atividades serão realizadas com os idosos, no desenvolvimento de habilidades que tornem o dia a dia deles mais rico e prazeroso”. Lisa destaca que “participar das atividades do PGS, seja na Unati ou neste projeto itinerante, proporciona novos conhecimentos aos idosos, em diversas áreas, além da oportunidade de socialização e de criar laços de amizade e afeto”.

Nas aulas da Unati deste semestre estão sendo oferecidas oito disciplinas:  Inglês, Francês, Espanhol, Dança de Salão, Aplicativo para Celular, Patrimônio Cultural, A Filosofia e a Velhice e Dar Voz a Quem Merece 60+. As aulas serão ministradas nos turnos matutino e vespertino, nos espaços da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH), na Área 6 da Universidade, localizada no Setor Leste Universitário (ao lado da Cical). A Unati integra o Programa de Gerontologia Social (PGS) da Coordenação de Extensão (CDEX), da Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil (PROEX). Mais informações sobre o projeto pelo telefone:  3309-6156.

Texto: Eliani Covem, Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil