Projeto Casa Solar é apresentado na Jornada

Projeto piloto da Agência Goiana de Habitação (Agehab), a Casa Solar foi apresentada na tarde esta sexta-feira, 26, na Jornada da Cidadania da PUC Goiás. Focada no uso de energia fotovoltaica, a ação está em sua primeira etapa, com 1.200 moradias nos municípios de Caçu, Alto Paraíso, Pirenópolis e Palmeiras de Goiás.

A apresentação do projeto, voltado para a habitação social, reuniu estudantes e profissionais no Auditório do Bloco S, no Câmpus II, e foi comandada pelo engenheiro do órgão Marcel Souza, e mediada pelo diretor da Escola de Artes e Arquitetura da PUC Goiás, prof. Marcelo Granato.

De acordo com Souza, por meio do Cheque Mais Moradia, são disponibilizados R$ 3 mil em equipamentos para cada residência. As casas ganham um kit solar e lâmpadas led, que têm baixo consumo de energia. “Também ministramos cursos de capacitação para que os moradores possam trabalhar com essa tecnologia e se conscientizar quanto ao consumo racional”, ressalta.

Ainda de acordo com o engenheiro, o desafio, hoje, é viabilizar financeiramente o projeto, que nasceu em 2015. “Na época, a Agehab se sensibilizou com o aumento da tarifa de energia, que faz principalmente a população de baixa renda sofrer”, explicou.

O presidente da Agehab, Luiz Stival, ressaltou a importância desse diálogo entre o órgão e a universidade, no evento comunitário. “A Jornada é muito importante porque estão aqui os acadêmicos, os professores, e nós buscamos essa interação com as universidades”, frisa.

O deputado federal Marcos Abrão, ex-presidente da agência e idealizador do Casa Sustentável, e a senadora Lúcia Vânia, que viabilizou as verbas para execução do projeto, também estiveram na apresentação.

O evento

A Jornada da Cidadania mobiliza mais de 3 mil voluntários: é o maior evento comunitário da PUC Goiás realizado em conjunto com a Arquidiocese de Goiânia, de 24 a 27 de maio, no Câmpus II da universidade, incluindo as estruturas do Centro de Convenções PUC, Memorial do Cerrado e Complexo Poliesportivo.

Com a parceria do poder público, a instituição oferece centenas de serviços e atividades gratuitas nas áreas de saúde, meio ambiente, engenharia, cultura, educação e cidadania durante a programação, que inclui a Feira da Solidariedade e os Jogos Universitários, para a população carente da Região Metropolitana de Goiânia.

O público poderá contar com serviços gratuitos como exames, vacinas, expedição de documentos, assistência jurídica, doação de plantas, entre outros, nos três primeiros dias do evento. No dia 27, a Feira da Solidariedade e o Memorial do Cerrado estarão abertos para visitas.