Projeto Alfadown trabalha com aplicativo criado na PUC Goiás

O projeto Alfadown, do Programa de Referência em Inclusão Social (PRIS) da PUC Goiás, passa a oferecer serviços à comunidade com o auxílio de uma nova tecnologia, o software Lori’s Help, um aplicativo para auxiliar na alfabetização de pessoas com Síndrome de Down. De acordo com a coordenadora do PRIS, Juliana Hannum, o Lori’s Help possibilita a ampliação e a customização das atividades executadas, “inserindo na extensão o conhecimento produzido pela pesquisa da própria universidade e colocando à serviço da comunidade por meio do projeto Alfadown”.

O Projeto Lori’s Help foi criado em 2016, com a colaboração dos alunos do curso de Engenharia de Computação da PUC Goiás Marcus Girolneto, Rafaela Araújo, Dione Ramos, Layz Xavier e Michele Cruz, orientados pelo professor também do curso de Engenharia de Computação, Talles Barbosa e pela professora do curso de Psicologia e coordenadora do PRIS, Juliana Hannum.

Em 2017 os resultados da pesquisa tecnológica foram publicados em dois periódicos, na Revista Brasileira de Computação Aplicada, v. 9, p. 2, 2017; e no International Journal of Computer Applications, v. 158, p. 31-37, 2017. Neste mês de novembro, o acadêmico Guilherme Henrique Macedo Neves apresentou uma versão do software Lori’s Help para uso cotidiano nas atividades desenvolvidas pelo projeto Alfadown, trabalho realizado sob a orientação do professor do curso de Engenharia de Computação, Olegário Correa da Silva Neto e da professora do curso de Psicologia e coordenadora do Projeto Alfadown, Luciana Brito. Nesta última versão, novas funcionalidades foram incluídas ao aplicativo, como, por exemplo, uma atividade que associa quantidades e numerais.

De acordo com a coordenadora do PRIS, “a parceria entre o Grupo de Pesquisa em Engenharia Biomédica e Sistemas Embarcados e o PRIS, em particular, o projeto Alfadown, tem sido muito produtiva ao longo dos últimos anos. Vários projetos tecnológicos foram desenvolvidos, avaliados e divulgados em veículos de comunicação científica, no Brasil e no exterior”.

A parceria agora entra numa nova etapa, com a produção da tecnologia desenvolvida. Também o projeto Alfadown pode ser utilizado como campo de estágio para os alunos do curso de Engenharia de Computação da PUC Goiás.

( Por Eliani Covem, jornalista da Proex, com informações do PRIS)