Programa de Pós-Graduação em Psicologia celebra 25 anos de história
A noite da última terça-feira, 27 de agosto, foi comemorativa para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da PUC Goiás, que celebrou 25 anos de história no Dia do(a) Psicólogo(a).
O evento, que integrou o primeiro dia da programação do XXI Encontro de Produção Científica da Psicologia, foi prestigiado pela Reitoria da instituição, corpo docente, estudantes da graduação e da pós-graduação, gestores do Programa, da Escola de Ciências Sociais e da Saúde, do curso de graduação e da coordenação geral da stricto sensu.
Coordenador do Programa, o prof. Cristiano Coelho pontuou que o PSSP foi o primeiro criado em Goiás e juntamente aos Programas de Pós-Graduação em Ciências da Religião e Educação foi pioneiro também na PUC.
Em todo seu percurso, o Programa registra mais de 300 dissertações, cerca de 80 teses e, nos últimos 4 anos, mais de 200 produtos entre livros, capítulos de livro e periódicos científicos qualificados pela Capes, além de apresentações e participações em congressos nacionais e internacionais.
“Nosso Programa contribuiu substancialmente para a redução das desigualdades regionais. Atendemos Goiânia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Pará e Tocantins, então são vários estados bastantes deficientes na formação do ensino superior em nível de pós-graduação e estamos contribuindo para a formação de conhecimento em Goiás, no Brasil e em nível internacional”, relatou.
Em relação às próximas metas, o prof. Cristiano informou que o Programa quer alcançar e ultrapassar os critérios que a Capes define, entre eles organizar ainda mais a extensão na pós-graduação e avançar na internacionalização, mantendo a quantidade e qualidade das produções.
Berço de criação
O PSSP foi reconhecido pela CAPES (Portaria MEC 656/2017) e teve início em 1999 com o curso de mestrado em Psicologia. Desde então, todos os marcos alcançados na atualidade são o resultado de um trabalho realizado por muitos docentes e pesquisadores comprometidos com a ciência.
Alguns docentes que foram fundamentais para a criação do Programa prestigiaram o evento, entre eles, o prof. Lorismario Ernesto Simonassi, que fez questão de citar os(as) colegas que auxiliaram para alavancar a iniciativa. Ao contemplar o histórico de 25 anos do Programa, ele disse que o convite e incentivo partiu do prof. Rodolfo Petrelli, na época vice-reitor de pós-graduação da então UCG, que percebeu a necessidade da criação de um programa de pós-graduação na área da Psicologia.
Juntamente ao prof. Lauro Eugênio Nalini, eles então começaram a convidar professores doutores, de outras regiões, para Goiânia. Vale destacar que o grupo de fundadores teve orientação do prof. Paulo Menandro, da Universidade Federal do Espírito Santo, para criar um Núcleo de Psicologia Social que deu mais força e volume às pesquisas e trabalhos realizados pelos professores e professoras da universidade que conduziram este trabalho.
Passados os trâmites burocráticos, em 1999, foi realizada a primeira seleção para o mestrado em um período em que o curso de graduação em Psicologia da PUC era o único em toda a região Centro-Oeste (exceto os já existentes na UnB e CEUB) e seis anos depois os professores João Cláudio, ex-reitor da UnB e Pedro Humberto, falecido em janeiro deste ano, deram continuidade ao trabalho de expansão do Programa, articulando a criação do doutorado.
Atualmente, o Programa tem como Área de Concentração a Psicologia e está estruturado em três linhas de Pesquisa, desde 2018, denominadas: Análise do Comportamento; Saúde: Processos, Avaliação e Intervenção; e Processos Psicossociais.
Reconhecimento
Presente na cerimônia, a reitora da PUC, Olga Izilda Ronchi, trouxe uma reflexão macro sobre o Programa: completo em sua oferta por incluir cursos de pós-graduação lato sensu(especializações) e stricto sensu (mestrado, doutorado e pós-doc), ela avaliou que trata-se de uma “área muito consolidada na PUC, que contribui para a excelência da instituição”.
Ao analisar o contexto das comemorações, a reitora também destacou o pioneirismo do curso de Psicologia, ponto de partida desta história, que hoje tem mais de 50 anos de caminhada: “é um curso que vai se tornando a maior referência de formação não só em Goiás como também na região Centro-Oeste, então para nós é um orgulho imenso celebrar os 25 anos do Programa”, celebrou.
Ponte com a graduação
As comemorações também foram assistidas pelos estudantes do curso de graduação que já estão de olho no programa de pós-graduação como uma perspectiva de futuro profissional. A acadêmica do 2º período do curso de Psicologia, Cecília Santos Menegat, acredita que a participação nesses eventos agrega no seu currículo e na sua formação.“Sempre busco meios que possam me possibilitar um conhecimento futuro, pretendo seguir na área de Psicologia Clínica, porque sempre gostei muito de ouvir o próximo e querer ajudar. Me identifiquei muito com o curso”, relatou.
A mesa diretiva do evento, presidida pela reitora, também foi composta pela pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, profa. Priscila Valverde; pela pró-reitora de Graduação, Sonia Margarida Gomes Sousa; pelo diretor da ECISS, prof. Divino de Jesus da Silva Rodrigues; pelo coordenador e vice-coordenadora do PSSP, Cristiano Coelho e Daniela Zanini; pela coordenadora dos programas de pós-graduação stricto sensu, Marina Aleixo; e pela coordenadora do curso de graduação em Psicologia, profa. Lila Spadoni.
Após as comemorações, a docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, profa.dra. Denise Ruschel Bandeira, ministrou a conferência intitulada A indissociabilidade entre a pesquisa e a prática na psicologia.
Dia da Psicologia Brasileira
O Dia do(a) Psicólogo(a) é uma data pautada no calendário nacional e comemorada anualmente no dia 27 de agosto. A regulamentação da profissão em 1962 pela Lei n. 4.1119 permitiu o exercício da atividade de forma ética e legal, contribuindo para a promoção da saúde mental no País. Atualmente, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) registra mais de 540 mil profissionais em atividade nas cinco regiões do Brasil.
Fotos: Weslley Cruz