Programa de Pós-Graduação em Educação comemora 25 anos

Responsável por estabelecer um dos pilares primordiais da academia, conhecimento a serviço da sociedade, o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) chega aos seus 25 anos com muitas celebrações que prometem durar até novembro.
Dando início às festividades, ocorreu na manhã desta segunda-feira, 17, no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH), uma série de homenagens às mestras e mestres que compuseram e ajudaram a instituir o programa.
Estiveram presentes na mesa de abertura, as professoras Priscila Valverde, pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Cláudia Valente, coordenadora do PPGE, Rosemary Neves, diretora da EFPH, e a reitora Olga Izilda Ronchi; que deram início aos incensos a partir da docente titular Clélia Brandão, primeira reitora da PUC entre 1994 e 2001.
“Esse programa foi criado dentro da universidade com o apoio da Unesp de Marília. Nesse sentido, eu destaco a primeira coordenadora do projeto, a professora Íria Brzezinski; além do professor Celestino, pertencente ao quadro de mestres do centro de Marília. Tal criação foi um momento importantíssimo, porque surge a possibilidade do desenvolvimento dos cursos de graduação da, à época UCG, hoje PUC. Foi um período recheado de desafios, mas acima de tudo, abarcado pela crença de um projeto sendo construído, capaz de retirar a instituição de dentro de si e leva-la à comunidade”, destaca Clélia.
Moldado pelo objetivo de formar profissionais com uma visão crítica e abrangente, através da universalização do ensino ao incorporar políticas sociais nas salas de aula, o PPGE já diplomou 468 mestrandos e 183 doutorandos. Em 2001, o Mestrado foi recomendado pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), juntamente com a habilitação conceito 4 do Doutorado.
“Temos agora dois objetivos próximos, que são: a parceria interinstitucional junto ao Sindicato dos Professores de Palmas e a Unitins, através do MINTER, onde nós pretendemos integrar uma turma de mestrado; no mais, adquirir o conceito 5 pela CAPES. Logo, hoje é um dia de comemoração, feito para agradecer aos professores, estudantes, funcionários e egressos que passaram por aqui. O que esperamos a partir desse momento são melhorias no próximo quadriênio”, declara a pró-reitora Patrícia.
Fundado em 1999, o PPGE-Mestrado se consolidou como um espaço de excelência, contribuindo de forma exitosa para o desenvolvimento da educação no país. A pesquisa Brasil: Mestres e Doutores, realizado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e inovação (CGEE), apresentou que os cursos de pós-graduação stricto sensu brasileiros titularam 1 milhão de mestres e 319 mil doutores no período de 1996 a 2021.
“Certamente, nós da PUC colaboramos de forma significativa para a formação desses mestres e doutores. Já passaram pelo nosso programa 44 professores, sendo 17 efetivos no presente momento. Temos e tivemos estudantes de vários municípios do interior do estado, assim como de outras regiões do Brasil. Em novembro faremos parceria com as secretarias municipais de educação para oferecermos cursos, palestras e outras festividades. Esse é um momento de celebração, mas também de compromisso na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e democrática”, salienta a coordenadora Cláudia Valente.
As comemorações acontecem até amanhã, retornando no mês de novembro.

Texto: Juliano Cavalcante

Fotos: Wagmar Alves