Programa de Direitos Humanos realiza curso sobre cinema para professores
O Programa de Direitos Humanos (PDH), em parceria com a Gerência de Formação de Professores da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME), realiza o curso Cinema em Debate, para a Formação em Educação, Direitos Humanos e Cidadania de professores da rede Municipal de Educação de Goiânia. O curso é gratuito e tem por objetivo discutir temas como a educação em direitos humanos, cidadania, casos de violências e violações, preconceitos e discriminações raciais, de gênero e de orientação sexual, a partir de análises de produções cinematográficas.
A carga horária é de 60 horas, com quatro módulos ministrados pelas coordenadoras dos programas de Direitos Humanos (PDH), Educação e Cidadania (PEC), Interdisciplinar da Mulher (PIMEP) e de Estudos e Extensão Afro-Brasileiro (PROAFRO). Todos são programas ligados à Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil (PROEX) da PUC Goiás.
Cine debate
De acordo com a coordenadora do PDH, Núbia Simão, “cada Programa realizará dois encontros, um teórico e outro de apreciação cinematográfica em um cine debate, com a apresentação de um filme com uma abordagem relativa aos temas e conceitos fundantes pertencentes aos respectivos módulos. Os professores farão um registro do percurso formativo dos estudos desenvolvidos nos quatro módulos”. Como atividade final, o cursista deverá apresentar uma carta com o registro das reflexões advindas do percurso formativo realizado no decorrer das aulas.
O curso vai até o fim do ano e os encontros para discussão teórica e cine debates já começaram. Em junho será realizado um encontro para discussão teórica. O encontro do mês de agosto vai contar com a apresentação do filme Crianças invisíveis (2006), dos diretores Kátia Lund, Stefano Veneruso, Jordan Scott, Mehdi Charef, Emir Kusturica, Spike Lee, Ridley Scott e John Woo, que traz a história de sete crianças pobres de vários países. Outro filme para análise será Sorriso de Monalisa (2003), do diretor Mike Niwell, com debate marcado para o mês de outubro. O filme mostra a determinação de uma professora de história da arte da Wellesley College, nos Estados Unidos, em confrontar valores ultrapassados da sociedade e da instituição.
Finalizando as atividades, em dezembro, ocorrerá o cine debate sobre o filme Barba, cabelo e bigode (2022), dos diretores Rodrigo França e Letícia Prisco, sobre um rapaz que tenta salvar o salão de beleza da mãe criando cortes de cabelo diferentes, na periferia carioca. A realização do curso é fruto de um termo de cooperação técnica entre a PUC Goiás e a Secretaria Municipal de Educação de Goiânia.
Texto: Eliani Covem, Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil