Profissão zootecnista: mercado de trabalho tem opções diferentes

No dia do zootecnista, profissão reconhecia há mais de 50 anos no Brasil, a PUC Goiás realizou palestra com profissionais do mercado de trabalho sobre os desafios que enfrentam na carreira profissional. Nesta segunda-feira, 13, os acadêmicos do curso receberam duas palestras sobre inseminação artificial e nutrição animal, duas importantes áreas da profissão cujas demandas abrem várias possibilidades no mercado de trabalho.

“A Zootecnia tem importância no cenário nacional pela produção animal e alimentação dessa população de forma sustentável e, com certeza, tem importância frente aos desafios de alimentar a população mundial que consome proteína”, afirmou o coordenador do curso, Marlos Castanheira. Ele explicou que as palestras buscam trazer temas novos, que abrem perspectivas de atuação profissional.

Formado há 15 anos, o zootecnista Murilo Bailão Silva de Araújo trabalha com inseminação artificial de animais ruminantes. O palestrante já trabalhava na área antes do curso, que confirmou sua vocação na reprodução animal. “Hoje, no gado de corte, busco atuar de forma bem abrangente com propósito de produzir uma proteína de qualidade para atender o consumidor”.  Ele falou do seu dia a dia no trabalho e quais são os pontos fortes e fracos da atuação do zootecnista.

Já Gabriel Fernandes de Morais foi trabalhar em outra área: nutrição animal. “O ramo tem crescido cada vez mais, a exigência do mercado pecuário de produtividade com baixo custo e áreas menores intensifica o sistema de produção. A nutrição animal potencializa o desempenho”.

A estudante Núbia Almeida conferiu as duas palestras com foco para a nutrição animal, que é a área que gostaria de trabalhar. Ela escolheu a carreira por causa da amplitude de possibilidades de atuação e a produção sustentável no meio rural. Atualmente a Zootencia tem 230 alunos na PUC Goiás.

Fotos: Wagmar Alves