Professores e alunos recebem Prêmio por trabalho com ciência e tecnologia
Professores e alunos da PUC Goiás receberam, no último dia 13 de dezembro, o Prêmio Talentos na Ciência e Tecnologia de Goiânia pelo trabalho e pela dedicação à pesquisa. Organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). A iniciativa premiou 29 pessoas que durante o ano se destacaram pelo trabalho na sua área de atuação em benefício da ciência e/ou da tecnologia. A premiação foi dividida em duas subcategorias: 17 alunos foram reconhecidas através do prêmio Aluno Talento do Ano na Ciência e Tecnologia (ATA); e 12 profissionais como Profissional Talento do Ano na Ciência e Tecnologia (PTA)”.
Os professores Aparecido Divino da Cruz, Daniela Sacramento Zanini e Marcos Lajovic, e os alunos Aurélio Santos Miranda, Bruna Miranda de Oliveira e Ana Flávia Zanelli de Almeida foram indicados pela PUC Goiás pelos trabalhos já realizados. Segundo a pró-reitora da área, professora Milca Severino, é uma forma de materializar o reconhecimento da ciência e da tecnologia para a sociedade. “As pessoas vão percebendo o lugar da ciência nas suas vidas, no cotidiano. O que é feito na universidade nem sempre tem o conhecimento da comunidade e o prêmio publiciza para o senso comum”.
O titular da Sedetec, Celso Camilo, reafirmou o compromisso dessa premiação em reconhecer os pesquisadores com atuação na capital. “A população precisa ter referências positivas e esse reconhecimento apresenta as pessoas que contribuem com o desenvolvimento da ciência e promovem a qualidade de vida aos cidadãos goianienses”, disse. Além da PUC, participam da premiação Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto Federal de Goiás (IFG), UniAlfa, Senai Italo Bologna, Senai Fatesg e Unip. Foram indicados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação três representantes do corpo docente e três do discente pelo currículo e pelo reconhecimento da sociedade.
Para o professor Aparecido, a premiação é importante no cenário atual brasileiro, onde há uma “grande de desconstrução desse processo civilizatório”. Ele afirma que a visibilidade oferecida pela Prefeitura de Goiânia é muito importante e incentiva que a ciência continue a promover o bem-estar. Há 60 anos, a PUC forma pesquisadores e incentiva a ciência a tecnologia. Outro premiado, o professor Lajovic fala que a premiação é um apoio para continuar o trabalho já realizado e que é extensivo às equipes do NIT, coordenado por ele, e do Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas, que busca credenciamento para abertura de um doutorado na área. “Esse reconhecimento me deixa muito feliz e é muito importante para minha carreira e para a PUC”. Os nomes de todos os premiados foram publicados no Diário Oficial do Município, do último dia 9.