Professores de Arquitetura lançam livros

Dois livros foram lançados por docentes da graduação em Arquitetura e Urbanismo da PUC Goiás na noite desta quinta-feira, 22. Assinadas pelo coordenador do curso, prof. Roberto Cintra Campos, e pelo prof. Gustavo Neiva Coelho, as obras tratam, respectivamente, dos condomínios horizontais de Goiânia e da arquitetura religiosa setecentista na Cidade de Goiás. Eles receberam colegas e acadêmicos no Espaço Cultural da Área 3, para um momento de confraternização.

Primeiro livro do prof. Roberto Cintra Campos, Não lugares: condomínios horizontais fechados em Goiânia – 1990-2006, é resultado de sua dissertação de mestrado. A pós-graduação foi cursada por meio de convênio interinstitucional entre a PUC Goiás e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Ele explica o condomínio pode ser considerada uma estrutura espacial alheia à cidade, por isso é denominado de “não lugar”. “Não existe uma relação identitária, as pessoas são identificadas por números, impressão digital. Ao mesmo tempo, é um sistema artificial”, diz, se referindo a espaços que sempre aparecem nesse tipo de comunidade residencial, como lagos e a rua principal.

Já o prof. Gustavo Neiva chegou com Arquitetura religiosa setecentista em Vila Boa à sai 21ª publicação, entre obras da área em que atua e de literatura, inclusive infantil. “O livro é composto por três textos resultado dos meus estudos em função da disciplina que ministro”, explica ele, docente da universidade há 32 anos. Antes da carreira acadêmica, ele trabalhou com patrimônio cultural na antiga Vila Boa, daí o interesse pela cidade.

As obras foram publicadas pela editora Trilhas Urbanas, do prof. Gustavo Neiva, que retomou suas atividades neste ano, após um hiato de quase uma década.

Fotos: Ana Paula Abrão