Professora da PUC Goiás participa da COP 16 na Colômbia
A 16ª edição da Conferência da ONU sobre Diversidade Biológica (COP 16), um dos eventos mais importantes sobre biodiversidade do mundo, está acontecendo na cidade colombiana de Cali, de 21 de outubro a 1º de novembro de 2024. O evento tem como símbolo a Flor de Inírida, endêmica da Colômbia, e traz o slogan “Paz com a Natureza”, reforçando a importância de uma reflexão global sobre a relação da humanidade com o meio ambiente e a necessidade de um modelo econômico que respeite os limites ecológicos, evitando a exploração excessiva e a poluição da natureza.
A professora Mariana Telles, do curso de Biologia da PUC Goiás, participou da conferência no dia 29 de outubro, onde apresentou sua pesquisa desenvolvida no Araguaia ao lado do professor José Alexandre F. Diniz-Filho, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Em sua palestra, intitulada PPBio Araguaia: Ecologia molecular e dimensões da biodiversidade no Cerrado brasileiro, Mariana e José Alexandre discutiram os avanços e desafios para a conservação do Cerrado, destacando o papel essencial da ecologia molecular na compreensão da biodiversidade desse bioma. Essa iniciativa faz parte do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio), que, após uma fase difícil, foi revitalizado e agora conta com financiamento para 21 projetos, abrangendo seis biomas terrestres—Caatinga, Cerrado, Amazônia, Mata Atlântica, Campos Sulinos e Pantanal—bem como ecossistemas marinhos, restingas e manguezais.
A participação brasileira na COP 16 reforça o compromisso do país com a conservação ambiental e a promoção da colaboração científica com outras nações do Sul Global, criando um espaço para discutir soluções inovadoras e fortalecer parcerias que possam contribuir para a preservação da biodiversidade em escala global.