Professor da PUC Goiás apresenta trabalho em congresso na Espanha

Considerado o maior evento sobre estudos do Oriente Médio no mundo, o World Congress for Middle Eastern Studies (WOCMES), realizado em Sevilha, na Espanha, desde o dia 16, tem em seu quadro de participantes um representante conhecido de nossa comunidade universitária: o professor Danilo Alarcon, do curso de Relações Internacionais da PUC Goiás. Doutorando em História pela Universidade Federal de Goiás, o docente representa das duas instituições goianas no evento internacional.

No congresso, que termina nesta sexta-feria, 20, o docente e pesquisador apresentou o trabalho A abordagem brasileira para o Oriente Médio no Conselho de Segurança: da Guerra de 1967 a 2011, que representa parte de sua pesquisa atual, visando compreender relações do Brasil com o Oriente Médio. “A região, que em sua definição expandida envolve não somente os países árabes (incluindo o Norte da África), mas também Turquia e Irã, importantes atores regionais, é palco de intensos conflitos, mas também de uma rica contribuição para a formação nacional brasileira”, explica, por e-mail.

No trabalho apresentado, Alarcon analisou as posições adotadas pelo Brasil em relação à região nos momentos em que participou, como membro não-permanente, do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Na análise, o pesquisador ressalta que o país buscou posição conciliatória na maior parte dos casos, mudando de abordagem apenas em circunstâncias mais sensíveis, como em discussões sobre o programa nuclear iraniano. “É importante, na contemporaneidade, entender os processos globalizantes e globalizadores e encontrar as possibilidades de atuação de novos protagonistas internacionais, e o Brasil e os países do Oriente Médio podem trocar experiências em diversas questões”, conclui.