Profa. Olga Ronchi é reconduzida à reitoria da PUC Goiás para novo mandato

A professora Olga Izilda Ronchi foi oficialmente reconduzida ao cargo de reitora da PUC Goiás para o período de 2025-2029. O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira, 4 de abril, pelo arcebispo metropolitano de Goiânia e grão-chanceler da universidade, Dom João Justino, durante reunião com gestores da instituição. Na ocasião, também foi anunciada a nomeação do professor Lorenzo Lago, chefe de gabinete da Reitoria, como novo secretário-geral da Sociedade Goiana de Cultura (SGC), entidade mantenedora da PUC.

A cerimônia também foi marcada pela acolhida oficial aos bispos auxiliares da Arquidiocese de Goiânia, Dom Danival Milagres Coelho e Dom José Roberto dos Reis, que iniciaram em 2024 e 2025, respectivamente, suas missões episcopais na capital goiana.

Segundo Dom João Justino, a recondução da reitora foi resultado de um processo criterioso de acompanhamento e discernimento, que incluiu escutas, avaliações e observações, culminando na aprovação pelo Dicastério para a Cultura e a Educação do Vaticano, presidido pelo Cardeal José Tolentino de Mendonça. Ele destacou que a primeira gestão da professora Olga foi marcada por avanços importantes e consolidação institucional.

Em seu pronunciamento, o arcebispo afirmou: As metas e ações previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), atualizado para o quinquênio, estão sendo gradativamente realizadas e alcançadas. O período pós-pandemia trouxe normalidade institucional e uma criativa adequação entre ensino e aprendizagem.”

Ele também mencionou conquistas como a aprovação do novo regulamento da carreira docente, a implantação do projeto Escolas 2.0 — que favoreceu a interdisciplinaridade e melhorou os processos de gestão — e o equilíbrio financeiro alcançado pela PUC Goiás.

“A universidade alcançou um razoável equilíbrio financeiro graças ao rigoroso controle de despesas, o que permitiu atender às necessidades acadêmicas emergentes e investir na qualificação dos espaços físicos de ensino, pesquisa e extensão”, completou.

Outros destaques citados, entre eles, os 12 registros de propriedade intelectual e patentes realizados nos últimos quatro anos e a liderança nacional da PUC Goiás em programas voltados à formação de professores.

Esperança na missão educativa

Em um discurso emocionante; a profa. Olga agradeceu a confiança da Arquidiocese e da comunidade acadêmica. A gestora afirmou que sua recondução à Reitoria é marcada pelo espírito de colegialidade e sinodalidade: “Eu, de humildade, me atrevo a completar que as mãos realizam o que brota do coração. Assim, nos lançamos num profundo mergulho nas condições acadêmicas e administrativas daquilo que conhecemos.”

A reitora lembrou os inúmeros desafios enfrentados durante a pandemia e o esforço coletivo para garantir a sustentabilidade institucional. “Não nos faltou a divina providência e o zelo paternal e provedor de São José”, declarou, destacando a importância do equilíbrio entre mensalidades, salários e investimentos como forma de manter a identidade católica e a excelência acadêmica da universidade.

Entre os marcos de sua primeira gestão, destacou a reformulação da Pastoral Universitária, em 2022, como um dos pontos centrais da missão educativa da PUC Goiás: “Nossos jovens têm direito a receber acompanhamento cuidadoso e a oportunidade de viver uma espiritualidade que os ajude a amanhecer com projetos de vida, experiência comunitária e fé. Eles são a razão da existência dessa comunidade educativa.”

A reitora também comemorou a implantação do novo regulamento da carreira docente como avanço essencial na valorização dos professores, além do fortalecimento da infraestrutura acadêmica com investimentos prudentes e contínuos.

“Essas são algumas das razões, somadas a tantas outras, que me fazem sentir convocada e encorajada a permanecer a serviço da missão educativa desta universidade por mais um mandato”, refletiu a professora Olga.

Vale destacar que o novo ciclo de gestão se inicia em sintonia com o Ano Santo do Jubileu da Esperança, anunciado pelo Papa Francisco, e que convoca a universidade a renovar seu compromisso com a fé, a esperança e a formação integral das novas gerações.

Fotos: Weslley Cruz