Proafro realiza programação durante o mês da Consciência Negra

O Programa de Estudos e Extensão Afro-brasileira (Proafro) da PUC Goiás está com extensa agenda de eventos no mês da Consciência Negra. Parte da programação está definida e também estão sendo ocorrendo reuniões do Movimento Negro para planejar novas atividades, ao longo do mês. Nesta quinta-feira, 03, o encontro será Sala Multiuso, no 5º andar da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH). O dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro, em referência à morte de Zumbi dos Palmares.

Também nesta quinta-feira, ocorre reunião de avaliação das atividades do Projeto Na Trilha da Universidade, às 18 horas, na sala da ONG Cajueiro, no Centro Cultural Cara Vídeo.

Já nesta sexta-feira, 04, ocorre a oficina Falando de igualdade com Adolescentes: por meio da estética negra, dentro da programação de feira sobre diversidade promovida pelo Sesi. A programação se inicia às 13 horas.

No dia 09 de novembro, a equipe do projeto Mapeamento da Rede de Atenção a Situação de Racismo se reúne no Ministério da Justiça e Cidadania, em Brasília. Haverá reunião com a diretoria de Ações Afirmativas da Secretaria de Igualdade Racial visando articular a continuidade do projeto para oturas regiões do Brasil, além do Nordeste.

No dia 12 de novembro, o programa participa da palestra Educação para as Relações Étnicorraciais, na sala do Proafro, localizada na EFPH. Para o dia 21 de novembro, está agendada a 3ª Mostra de Cultura Periférica.

Minas e Goiás
A coordenadora do Proafro, profa. Janira Sodré Miranda, participa hoje (03) e amanhã (04) da I Semana Nacional de Filosofia e Culturas Africanas e Indígenas, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Minas Gerais.

profa-janira

Já no dia 07 ela profere palestra para acadêmicos de pós-doutorado em Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG), na área de Saúde Pública, sobre o tema A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da População Negra – Etnia no Processo de Saúde e Doença.

No dia 1º, ela esteve no Instituto Federal de Goiás (IFG), participando da mesa Diálogos História dos Movimentos Negros no Brasil e em Goiás.

(Com informações da assessoria de imprensa da Proex)