Podcast, redação e TV: isso é Estação da Comunicação

Na 7ª Jornada da Cidadania, a PUC Goiás montou uma estrutura de comunicação que uniu podcast, redação e TV para atender aos diversos públicos e treinar os estudantes do curso de Jornalismo da melhor e mais completa forma.

Participaram das atividades todos os estudantes do curso, do 1º ao 8º período, e o objetivo principal, de acordo com a coordenadora do curso, professora Sabrina Moreira de Moraes Oliveira, é tanto produzir informação quanto criar memória para o evento, produzindo textos, reportagens, arquivos audiovisuais para redes sociais para que se tenha dimensão do que foi a Jornada e de tudo que a ela se relaciona.

A professora observa que a realidade da produção de texto no contexto da Jornada da Cidadania mexe com a percepção do estudante: “A gente percebe que o aluno tem a vivência da profissão, acesso às técnicas, mas ele faz isso num tempo/espaço muito diferente da condição de laboratório, então, ele tem prazo para produzir. Aqui já tem uma dinâmica própria. O aluno recebe a pauta, sai, faz a cobertura, produz o texto, o professor edita e publica o material no site. Ele sente essa dinâmica”, relata.

A Estação da Comunicação é composta por 3 stands: redação, podcast e estúdio de TV, decorrente de parceria com a PUC TV, que disponibilizou equipamentos. Com a orientação dos professores, os estudantes fazem entrada ao vivo com boletins e links.

A informação produzida na redação da Estação é publicada no site da pró-reitoria de Extensão e Apoio Estudantil (Proex), divulgada na rede social do curso (@aimpressoes) e também no podcast, da agência de notícias do curso.

Para a estudante do 2º período do curso de Jornalismo, Manuella Costa, foi muito positiva a participação na 7ª Jornada da Cidadania: “Estou muito feliz por produzir tanto e de formas diferentes (site, podcast, gravação ao vivo) e aprender na prática é muito instrutivo”, cita.

A Jornada da Cidadania está sendo realizada no Centro de Convenções da PUC Goiás, no Jardim Mariliza. Foi aberta na quarta-feira, 22, e segue aberta ao público até o dia 24. Centenas de estudantes, professores, funcionários e voluntários se unem para garantir o acesso da população a diferentes serviços gratuitos nas áreas de saúde, jurídica, educação, cultura e lazer, das 8h às 17 horas, para a população da grande Goiânia. Esta é a sétima edição do evento, que conta com parcerias do poder público e da sociedade civil.

Foto: Ana Paula Abrão e Weslley Cruz