Plantio de mudas garante reflorestamento de área da PUC

Cerca de 950 mudas de árvores nativas do Cerrado foram plantadas nesta segunda-feira, 5 de março, em uma das áreas do Câmpus II da PUC Goiás. A iniciativa do Instituto do Trópico Subúmido (ITS) reuniu mais de 30 voluntários entre  alunos e os professores dos cursos de Biologia, Zootecnia e Agronomia da universidade e foi prestigiada pelo reitor, professor Wolmir Amado, que plantou a árvore número 2000 do projeto de reflorestamento do câmpus. Este foi o total de árvores plantadas nos últimos dois anos.

De acordo com o diretor do ITS, José Rubens Pereira, o objetivo é o reflorescimento de áreas degradas e recuperação de matas ciliares. “Acreditamos que desta forma vamos trazer a fauna de volta e melhorar a qualidade de vida das comunidades vizinhas”, explica.  Para o reitor, a iniciativa merece o apoio de toda a comunidade ambiental. “É uma ação educativa que forma para a ética do cuidado, pelo zelo com o meio ambiente e o amor com a cidade”.

Além do plantio, os alunos aprenderam na prática sobre questões legais e cuidados na hora de escolher as mudas. Para o professor Roberto Malheiros, responsável pela disciplina Ecologia e Gestão Ambiental da graduação, eles aprenderam sobre a obrigatoriedade de recomposição das áreas degradas, realidade de muitas propriedades rurais. “Também puderam aprender como fazer uma revegetação dentro dos ambientes com recomposição heterogênea que garanta o retorno da fauna”.

Para a aluna Scarlett Santos, do 4º período de Biologia, colocar as mãos na terra faz parte do seu objetivo de vida. “É muito bacana poder contribuir para restaurar um bioma”, conta a acadêmica, que já participou de atividades de reflorestamento em Rio Quente, onde sua família mora. “Eu sempre passo lá e observo as árvores pensando qual foi plantada por mim”.  Nesta área da PUC, as árvores devem florescer em um período de 3 a 5 anos.

Fotos: Wagmar Alves