Pioneiros, cursos de Serviço Social comemoram aniversário

Os cursos de graduação e de mestrado em Serviço Social da PUC Goiás celebraram aniversário na noite desta segunda-feira (13), com aula pública conjunta, no Auditório da Área 1, na Praça Universitária. Chegando aos 60 anos – Jubileu de Diamante – e aos 10 anos, respectivamente, eles relembraram suas trajetórias de criação e de desenvolvimento. O curso de graduação foi o primeiro do Centro-Oeste e o mestrado é primeiro e único da região. Juntos, integram a Escola de Ciências Sociais e da Saúde da universidade.

A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, profa. Milca Severino, considera o momento como de comemoração e de reflexão sobre os desafios para os próximos anos. “É um curso que tem um papel relevante dentro da PUC, mas também social, pois está formando pessoas há 60 anos. É motivo de jubilo, de comemoração e de desafios, porque essa trajetória viabiliza uma reflexão a respeito do que essa profissão tem de contribuição para as transformações sociais, da nossa sociedade”, pontua.

A coordenadora da graduação em Serviço Social, a profa. Carmen Regina Paro diz que as seis décadas de vida do curso representam um tempo de construção na formação dos assistentes sociais em Goiás. “Essa formação se embasou em um projeto ético-político de formação e que, 50 anos após sua criação, implantamos o mestrado pelo acúmulo de conhecimento”, destaca.

De acordo com a coordenadora do mestrado em Serviço Social, profa. Maísa Miralva da Silva, em dez anos o curso já diplomou cem mestres. “O mestrado se consolida em pós-graduação stricto senso no Centro-Oeste. Cada vez mais, somos uma opção de formação continuada para o Serviço Social e para outras formações que têm relação com nossas linhas de pesquisa”, frisa.

História
Convidada especial, a profa. Walderez Loureiro Miguel conversou com o público sobre a história do Serviço Social em Goiás. O assunto foi tema de livro lançado em 1979 e que deve ser reeditado em breve. “Para mim, é uma experiência não só de emoções. É poder acompanhar, ao vivo, esse processo de um curso pioneiro, que tem protagonismo na escola no Serviço Social brasileiro”, afirma ela, egressa da segunda turma formada pela instituição.

O evento teve a presença de egressos, graduandos, pós-graduandos e representantes da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) Centro-Oeste e Conselho Regional de Serviço Social 19ª Região (CRESS 19ª Região) e Centro Acadêmico XV de Maio.

Fotos: Ana Paula Abrão

Fotos: Geovanna Lemes