PGS promove formação com voluntários

Agentes no atendimento à comunidade e em ações da extensão universitária na PUC Goiás, os voluntários já começaram a receber orientações e treinamento neste semestre. Nesta sexta-feira, 24, quase 150 etudantes inscritos para o Programa de Gerontologia Social (PGS) participaram da 6ª edição do curso de formação para voluntários, no auditório 2 da Área 2.

Realizado semestralmente, o encontro reúne os estudantes que se candidataram a atividades de extensão ligadas ao programa, para a apresentação dos projetos e formação comum. “É um momento pensado para que eles possam entender as especificidades da população que será atendida, conhecer nossas ações permanentes e os outros projetos em curso ou planejados para o semestre”, explica a coordenadora do PGS, professora Lisa Valéria Vieira Torres.

Ao falar com os estudantes, a coordenadora apresentou as oportunidades encontradas na extensão como um momento ímpar de aprendizado, para além do conhecimento teórico ou de mercado. “Tenho certeza que todos aqui sairão diferentes. Nossas lentes sociais só são ampliadas quando a gente cede um pouco para condições que não tínhamos acesso ou que até tínhamos, mas que não nos tocavam da mesma forma”, exemplifica.

Com essa intenção, a acadêmica do 6º período de Fonoaudiologia Anna Vitória Oliveira Rocha, 22, espera ter na extensão a oportunidade de crescer como profissional, mas com uma visão humana da própria profissão. “Além do certificado, que ajuda no currículo, quero ganhar a vivência”, afirma ela, que já foi cuidadora do avô.

O Programa de Gerontologia Social da PUC Goiás reúne, além da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), projetos, ações e grupos de pesquisa ligados à temática do idoso. No planejamento para o semestre, além da Unati, estão presentes atividades para o Projeto Amor, o projeto Ser Velho é o Máximo, e o projeto Liga-se no PGS, voltado para ligas acadêmicas.

As inscrições para os programas e projetos de extensão da universidade, incluindo o PGS, estão abertas até a próxima sexta-feira, 31 de agosto.

Fotos: Wagmar Alves