Pesquisadores são homenageados em simpósio internacional

A tarde foi de homenagens durante o primeiro dia Simpósio Internacionais Sobre Cobras Corais, realizado na Área 4 da PUC Goiás.

O reitor da instituição, professor Wolmir Amado, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Milca Severino e o coordenador do evento, professor Nelson Jorge Júnior homenagearam com medalhas e troféus de honra ao mérito os professores Jack Walter Sites Jr, da Brigham Young University, dos Estados Unidos, e Steven Douglas Aird, do Institute of Science and Technology, do Japão.

“São pesquisadores que contribuíram para o crescimento da pesquisa sobre cobras corais na PUC Goiás e no Brasil. O professor Steven esteve aqui, pela primeira vez, em 1989, e o professor Jack um pouco depois, em 1991. Se hoje temos uma área sólida nesse campo de conhecimento é, em grande parte, pelo apoio dos dois”, explicou o professor Nelson.

As homenagens, segundo o reitor, são uma forma de reconhecer o apoio à pesquisa na PUC Goiás nas últimas três décadas. “É uma data muito especial para nós e, hoje, fazemos esta homenagem, igualmente especial”, explicou. Professor Wolmir ainda destacou o poder da ciência, que “transcende fronteiras, idiomas e culturas para contribuir com a humanidade”.

Em sua fala, a pró-reitora Milca Severino também fez questão de parabenizar os pesquisadores e destacar a importância do momento para a universidade, no dia em que a instituição completa 57 anos. “Fazer pesquisa não é fácil. Hoje é um momento importante de registro da valorização da ciência para a nossa universidade”, comemorou.

Agradecimentos

Emocionados, os homenageados agradeceram humildemente o reconhecimento dado com as medalhas e troféus. “Estou sem palavras. Nunca ganhei um prêmio parecido. Me sinto extremamente honrado com a homenagem”, pontuou Jack Walter Sites Jr.

“Foi uma grande surpresa para mim. Para um biólogo, o Brasil é uma maravilha”, comemorou. Em tom de brincadeira, ainda disse se sentir “envergonhado”, por acreditar que “o Brasil fez muito mais por mim que eu por vocês”.
Também prestigiaram o momento a vice-reitora da universidade, professora Olga Ronchi, o pró-reitor de Administração, professor Daniel Barbosa e o coordenador de Pós-Graduação Stricto Sensu, professor Darlan Tavares Feitosa.