Pesquisadores da PUC participam de expedição científica

Pesquisadores da PUC Goiás visitaram entre os dias 28 de abril e 1º de maio o município de Aurora do Tocantins, em atividade do projeto Potencial Paleontológico do Cerrado: prospecção, pesquisa e museologia no Brasil Central. O grupo composto por oito professores contou com representantes do Centro de Estudos e Pesquisas Biológicas (CEPB) e do Centro de Biologia Aquática (CBA), da Escola de Ciências Agrárias e Biológicas (ECAB), e do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA).

Idealizadores do projeto, os professores Matheus Pires e Maira Barbieri, do CEPB, explica o objetivo do trabalho “é a elucidação do potencial paleontológico, arqueológico e fatores associados à evolução da paisagem na região do Vão do Paranã, um importante cenário no contexto biogeográfico do bioma Cerrado.”

O projeto de pesquisa propõe uma abordagem multidisciplinar com a integração dos núcleos de pesquisa da universidade. “Projetos como este são uma tendência atual sendo sugeridos e incentivados pelos órgãos de fomento por permitir uma integração maior entre grupos de pesquisas distintos”, ressaltou o prof.  Francisco Tejerina Garro, do CBA.

Com pouco mais de 3.500 habitantes, Aurora do Tocantins tem sua história iniciada por volta de 1818, com a instalação da Fazenda Barreira dos Cavalos. A cidade fica na região Sudeste do Estado, a 535 quilômetros de Palmas, e tem atrativos naturais como serras e cavernas, além de abrigar o Rio Azuis, o menor do mundo.

(Com informações dos pesquisadores)