Na abertura da Siap, pesquisador defende ‘ensino digital’

O que fazer diante do desafio de atender às demandas das novas gerações que chegam  ao ensino superior? Para o diretor acadêmico da Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap), prof. dr. Wagner Sanchez, a resposta passa “pelo alinhamento da frequência de comunicação” entre docentes e estudantes. O pesquisador falou aos professores da PUC Goiás durante a abertura da 42ª Semana de Integração Acadêmica e Planejamento (Siap), na noite desta segunda-feira, 29. O encontro ocorreu no teatro do Centro de Convenções PUC.

Abordando o tema central do evento – Inovações e metodologias ativas na educação superior – Sanhez defendeu o chamado “ensino digital”, em que o êxito depende do formato em que o conteúdo é apresentado. “As novas gerações precisam de uma causa, precisam se identificar com aquilo que a gente está ministrando. Se não tiver sentido, não vai ser atenção (do aluno) e nem aprendizado”, decreta.

Segundo ele, no dia a dia, o professor pode “implementar uma mescla de ações para, principalmente, mudar o formato e tentar trazer metodologias ativas, que são várias, e tecnologia”, afirma.

Programação

Até sexta-feira, 02, a programação da Siap será realizada nas 10 Escolas da universidade no Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA). No período da manhã, a tradicional Reunião de Gestores iniciou o semestre letivo, com encontro na Área 4 da instituição.

Na manhã desta terça-feira, 30, diretores, coordenadores de curso e do Núcleo Docente Estruturante (NDE), bem como seus membros e docentes responsáveis pela Avaliação Interdisciplinar, participarão de uma reflexão acerca de Matrizes de Referência. A partir dessa atividade, em colegiado, todos os cursos vão analisar, refletir, discutir e atualizar as suas respectivas matrizes. As Escolas e o Instituto realizam ainda reuniões, colóquios, debates e oficinas.

Ao longo da 42ª Siap, todas as Escolas e o IGPA serão visitados por membros da Administração Superior para a apresentação do novo Regimento Geral da PUC Goiás.

Administrativos

Já para os funcionários administrativos, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin) preparou a atividade integradora E quando o problema é a comunicação?, agendada para o dia 31 de janeiro, às 14 horas, no Auditório da Área 4.