Pedagogia comemora 70 anos de história

Muito da identidade e missão da PUC Goiás têm como base os cursos de licenciatura que formam professores (as) licenciados (as) não só para “ensinar” disciplinas, mas que incentivam a formação integral de seres humanos mundo afora. O curso de Pedagogia da universidade, inserido nesse contexto, iniciou, nesta terça-feira, 27, a comemoração pelos seus 70 anos de história. O evento reuniu a gestão do curso, corpo docente, além de acadêmicos e acadêmicas para a realização da aula inaugural de semestre que também integra calouros e veteranos.

Coordenadora do curso, a profa. Maria Cristina Mesquita, destacou a relevância do curso de Pedagogia para a Educação, num cenário em que apenas 13% da população brasileira se encontra nos bancos da universidade. “A Pedagogia pensa não só no seu objeto, como prepara pessoas para pensarem, agirem e atuarem na escola. Eu vejo esse curso na centralidade de uma universidade, porque todos os outros cursos acabam, de certa forma, dialogando e necessitando dessa discussão, então acho que é um momento de muita comemoração, os 70 anos do curso e também do Jubileu de Diamante da PUC Goiás”, analisou.

E claro que esse marco comemorativo foi partilhado com o público majoritário desta instituição: os próprios estudantes. Para a acadêmica do 2º período, Lara Vitória, que já tem experiência de estágio na área de inclusão, um dos diferencias do curso  é que ele acompanha as demandas na educação na contemporaneidade, formando profissionais capacitados para exercer o cargo.

Para Daniela Alves Batista, 35 anos, que já é professora do ensino fundamental, a teoria vista no curso é essencial para a prática: “quando nós chegamos ao estágio precisamos lidar com pessoas, crianças e quando você chega na sala de aula e vê aqueles olhinhos te olhando, naquela hora, você descobre se vai querer ser professor ou não. O objetivo do professor é o aluno e não o salário que ele vai ganhar”, refletiu.

(Entrevistas apuradas pela estagiária Izabella Moura, do curso de Jornalismo)

Fotos: Ana Paula Abrão