Palestras marcam festival Art Déco

O Goiânia Art Déco Festival, organizado em parceria com a PUC Goiás e outras instituições, teve o segundo dia de programação na universidade, nesta quarta-feira, 28 de agosto. Aberto no dia 17 de agosto, segue até 1° de setembro com o intuito discutir a preservação do patrimônio urbanístico e arquitetônico da capital.

A professora e mestra Genilda da Silva Alexandria Sousa, coordenadora do curso de Design da PUC Goiás, foi uma das palestrantes. Ela falou sobre seu primeiro contato acadêmico com o Art Déco a partir do seu trabalho de conclusão de curso, que depois foi transformado em guia pelo Ministério da Cultura. Em outro momento, teve oportunidade de trabalhar com um álbum de figurinhas da Vila Cultural de Goiânia, voltado para o público infantil. “É importante a sensação plástica dos monumentos, mas também a percepção dos seus significados”, disse ela.

Esta é a segunda edição do evento organizado por Ricardo Ramos Alves, arquiteto e urbanista, Gutto Lemes, artista plástico e Rodrigo Lima, turismólogo. Segundo Ricardo, que também é professor universitário e responsável pela parte acadêmica do evento, a programação atrai professores, alunos e também a comunidade. “Quando a gente fala do Centro, fala para uma parte importante da cidade, que às vezes é esquecida. Essa questão do pertencimento é forte e muita gente entende que precisa participar da preservação do centro da cidade”, explica Ricardo.

O evento conta com palestras, feira de antiguidades, debates, música clássica e a geometria e a história do Art Déco, além de ter um circuito de gastronomia. Mais informações no instagram @goianiaartdecofestival.