Palestra discute abordagem socioambiental da climatologia

O Centro Acadêmico João Alves de Castro, do curso de Geografia da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH) da PUC Goiás, com o apoio de professores do curso realizou na noite desta quinta-feira, 2, a palestra A dinâmica atmosférica de Goiânia e as repercussões socioambientais, com o professor dr. Diego Tarley (Iesa/UFG). A aula foi acompanhada por professores e acadêmicos do módulo de Climatologia do curso.

“Buscamos trazer esse complemento ao ensino das disciplinas, trazendo o professor Tarley, que já foi professor da casa e se especializou em climatologia na sua tese doutoral”, explica o presidente do C.A., Leandro Belo. Visitando a universidade em que lecionou no passado, o pesquisador definiu o retorno como “sempre muito bom”. Sobre o tema, que é um recorte do que foi trabalhado em sua tese doutoral sobre o Estado, o professor e pesquisador destacou a importância do olhar atento às preocupações humanas, sociais, econômicas e ambientais ao falar do clima. “Somos geógrafos, não nos cabe nos preocuparmos somente com a dimensão estatística. Devemos nos atentar às diversas questões de perfil socioambiental que envolvem o clima. Se chove, a cidade para. Na estiagem, também temos muitos problemas, como os respiratórios”, lembra.