Palestra debate biomarcadores de câncer

Graduandos e pós-graduandos da área de saúde acompanharam, na tarde desta quinta-feira, 20, palestra sobre biomarcadores de câncer. Realizado na Sala de Defesas, na Área 4, o evento integra a programação do II Congresso de Ciência e Tecnologia da universidade.

O pesquisador Paul Tempst, do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, de Nova York, apresentou ao público o histórico e a metodologia da abordagem proteômica, que envolve o estudo em larga escala das proteínas expressas em uma célula, tecido ou organismo.

Alunos da graduação em Biologia, Biomedicina, Medicina da PUC Goiás e dos mestrados em Genética e em Ciências Ambientais e Saúde da universidade acompanharam a explanação.

Com quatro décadas de estudos em química de proteínas, bioquímica, biologia molecular e espectrometria de massa, ele lidera um time de interessados em proteômica, em dinâmica de cromatina e descobertas de biomarcadores de câncer.

A profa. Vera Saddi, do mestrado em Ciências Ambientais e Saúde, destaca a oportunidade singular do contato direito com o pesquisador.  “Ele tem mais de 200 trabalhos publicados, inclusive com ganhadores do Prêmio Nobel”, ressaltou.