Palestra aborda afetividade nas relações acadêmicas

Palestra abriu esta quarta-feira, 7 de agosto, na Escola de Direito, Negócios e Comunicação. No Teatro do Câmpus V, a professora e psicóloga Vera Lúcia Morselli abordou em palestra o tema Afetividade, relações acadêmicas e bem-estar. O evento para docentes integra a programação da 55ª Semana de Integração Acadêmica e Planejamento da PUC Goiás.

O objetivo da palestra foi mostrar a afetividade como fator atuante no processo de construção do desenvolvimento humano e do conhecimento. Vera mostrou durante sua fala a importância das relações interpessoais entre os diversos segmentos acadêmicos para a promoção do ensino-aprendizagem.

“A gente vive hoje como se tudo pudesse ser revogável. Não é diferente na universidade, no comportamento dos nossos estudantes e dos nossos colegas”, analisou Vera. Ela chamou os presentes a refletir sobre a nova geração que chega às salas de aula a partir da quinta-feira, 8 de agosto e sobre como podemos ouvi-los e compreende-los. “Precisamos aprender a dialogar em casa com nossos parceiros, filhos, netos. A gente se fecha no nosso círculo, na nossa idade e acaba não refletindo sobre a sociedade em que estamos vivendo”, chamou a atenção a profa. Vera Morselli.

Ela reforçou durante a palestra a necessidade de acolher os calouros e os veteranos, estudantes que vêm da pandemia, e que têm muito a ensinar sobre tecnologia, mas que também precisam de espaço para dialogar e construir pensamento crítico. “A afetividade passa pela escuta, pelas relações que temos aqui e pelas relações que temos em casa”, defendeu.

Fotos: Wagmar Alves