Orientação vocacional é tema de curso

Com viés prático, o curso de extensão Técnicas de Avaliação Psicológica – Orientação Vocacional foi aberto na noite desta terça-feira (14), na Área 2 da universidade. Ministrado pelo prof. José Fernando Duarte, que também coordena a Escola de Formação de Juventude (EFJ), a formação ensinará aos participantes como aplicar os testes vocacionais, corrigi-los, elaborar o relatório de cada um deles e, ao final, o relatório da orientação.

Segundo Duarte, existem testes de atenção, memória, inteligência, raciocínio, personalidade e interesses pessoais e vocacionais. “A orientação ajuda a tomar uma decisão de forma consciente. Por exemplo, o paciente pode se interessar por Engenharia Civil, mas tem dificuldade com Matemática. Ele precisa ponderar se está disposto a se empenhar mais”, ilustra.

O curso é voltado para estudantes de Psicologia e psicólogos. As aulas serão ministradas neste mês e em abril, as terças e quartas-feiras, das 18h às 22 horas. “Esses testes podem ser usados em qualquer âmbito e abrangem mais do que a orientação vocacional”, ressalta.

Mais informações sobre os cursos de extensão estão disponíveis aqui.

Fotos: Ana Paula Abrão