Orientação e prevenção na Estação Saúde

Destaque entre as 17 estações da Jornada da Cidadania 2017, a Estação Saúde é uma das mais procuradas pelo público, já no primeiro dia da programação. Os serviços gratuitos e o contato com profissionais e alunos da área de Saúde são um dos atrativos dos visitantes do Câmpus II da PUC Goiás, que ficam abertos até o dia 26. Eles buscam ter acesso a informações, orientações e serviços, como vacinas, exames e encaminhamentos.

A dona de casa Fernanda Vilela veio com o filho Arthur, 2 anos, para a Jornada. Moradora da Chácara Bela Vista, ela escolheu a Estação Saúde como a sua primeira parada, onde fez o teste de glicemia e aprendeu sobre a higienização das mãos. “É um dia para vermos como está a saúde e passear com as crianças”, explicou ela, que estava acompanhada do marido e dos filhos.

Outra que buscou os serviços de saúde, em especial a vacina contra a gripe, foi Eliane Belo, que estava acompanhada da filha e da neta. “Minha filha veio fazer a união estável, enquanto isso eu aproveito com minha netinha e cuido da saúde”, explicou a dona de casa, que já esteve três vezes na Jornada organizada pela PUC Goiás e pela Arquidiocese de Goiânia.

A acadêmica de Enfermagem Juliana Neves, do 4º período, participou do grupo que orienta o público sobre a higienização das mãos. Os visitantes foram convidados a lavar as mãos e depois, em maquinário, percebem se realmente ficaram limpas. “Depois orientamos sobre o procedimento correto”, afirmou. Juliana participa das atividades de orientação do curso, mas também aproveita os outros serviços oferecidos na Jornada.

As visitantes foram atendidas na Estação Saúde por alunos e professores dos cursos de Biomedicina, Fonoaudiologia, Farmácia, Psicologia, Nutrição e Medicina ficarão responsáveis por diversos serviços gratuitos de atenção à saúde com parceria da Secretaria Municipal da Saúde e Santa Casa de Misericórdia de Goiânia.

Coordenadora da Estação da Saúde, professora Karlla Greick Penna, afirma que os alunos do curso de Saúde têm oportunidade de colocar em prática o aprendizado teórico junto ao público da Jornada. “A carência de atendimentos na área de saúde, de forma geral, em toda a cidade, é que atrai os pacientes. E temos vários tipos de atendimento que envolvem várias profissões”. O desafio dos alunos é oferecer a promoção da saúde para o público com linguagem acessível e acolhimento.

Ligas

Aluna do 5º período de Medicina, Bárbara Alves, participou da Jornada junto à Liga Acadêmica de Neuropsiquiatria. O grupo ofereceu orientação ao público sobre prevenção ao suicídio. “Oferecemos orientações para todos de como podem evitar e procurar ajuda em casos como esse, lembrando que é considerada emergência para saúde a possibilidade de suicídio”. Diante do tema tabu, ela e os colegas receberam orientação e capacitação dos professores antes do atendimento. No contato com dois casos de pessoas com familiares depressivos, trocaram experiências e orientaram sobre os riscos de cada caso.

Outra liga que participa da Jornada da Cidadania 2017 é a Liga Acadêmica de Microbiologia, que participa de duas estações: Saúde e Profissões, mostrando a importante do biomédico para a comunidade. No local, os alunos de Biomedicina mostram o desenvolvimento de fungos e bactérias. O presidente da liga, Matheus Mota, explicou que a partir da observação o público saberá como ocorrem as infecções e como prevenir doenças. Além disso, as ligas da Biomedicina realizaram exames, como teste de glicemia. “Esse papel de estar presente com o cidadão possibilita trazer a teoria para a prática”.