Olimpíada de Cálculo põe à prova conhecimento e trabalho em equipe

Cerca de 200 alunos de cursos de graduação da universidade participaram nesta terça-feira, 17, da III Olimpíada de Cálculo da PUC Goiás, na programação do III Congresso de Ciência da Tecnologia da universidade. Em grupos com cinco estudantes, eles responderam cinco questões em uma prova que demandou, além de conhecimentos de específicos, flexibilidade para o trabalho em equipe.

Os participantes foram divididos em três modalidades, conforme os conhecimentos na área de Cálculo. Os vencedores da competição serão conhecidos nesta sexta-feira, 20, no encerramento do Congresso. Eles receberão medalhas de ouro, prata e bronze, conforme a colocação.

Monitor de Cálculo III, o estudante de Engenharia Civil Rafael Gustavo Campos, 19 anos, ressaltou a importância de se ter uma boa base na disciplina. Para ele, o desafio de trabalhar em equipe pode ajudar no mercado de trabalho. “A exigência é de pessoas que saibam lidar om outras. Se a gente, durante a prova, conseguir trabalhar em equipe, porque não no mercado?”, diz.

Ciência fundamental

As provas de Cálculo foram elaboradas e serão corrigidas pelos professores da graduação de Matemática da universidade. Coordenador da Olimpíada e do curso, o prof. Duelci Vaz, ressalta importância da disciplina para Exatas. “A Olímpiada estimula o aluno a compreender os aspectos teóricos do Cálculo, fundamentais para a área. Então, é uma tentativa de melhorar o rendimento do aluno e motivar esse diálogo com os professores”, afirma.

Tema deste ano do Congresso de Ciência e Tecnologia, a Matemática é uma ciência fundamental, mas ainda pouco valorizada. “O Brasil, em testes nacionais e internacionais, ainda ocupa as últimas posições, embora tenha matemáticos de alto calibre”, explica, citando o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

Fotos: Wagmar Alves e Duelci Vaz