Oficinas artísticas estimulam pessoas com Síndrome de Down

O Laboratório de Linguagens, ligado ao curso de Fonoaudiologia da PUC Goiás, realiza uma série de oficinas artísticas para estimular os cerca de 25 jovens-adultos com Síndrome de Down atendidos neste semestre. O primeiro encontro ocorreu no dia 21 de março, Dia Internacional da Síndrome de Down, e reuniu os estudantes para um momento de dança e descontração. “A ideia foi retribuir a alegria que eles trazem para nós”, explica a coordenadora da iniciativa, profa. Larissa Toschi.

Outros dois encontros que terão como tema as artes plásticas e a produção de vídeos estão previstos, segundo ela. As datas ainda serão definidas. O grupo atendido é formado por pessoas que chegam a partir das triagens feitas pela Fonoaudiologia, no início de cada semestre, e também encaminhados pela Associação Down de Goiás (Asdown-GO), parceira permanente da iniciativa. “Diversos estudos mostram que a pessoa com Síndrome de Down tem possibilidade de ganhos linguísticos mesmo na vida adulta”, enfatiza.

A coordenadora informa que o Laboratório realiza atendimentos grupais para estímulos linguísticos semanalmente, às quartas-feiras, na Área 5 da universidade, no Setor Leste Universitário. O trabalho aborda aspectos como o desenvolvimento lexical e da estrutura sintática e conta com a participação de oito estagiários-voluntários, alunos de Fonoaudiologia. Já foram atendidos ainda pessoas com gagueira, afasia e atraso de linguagem e de escrita.

A universidade também atende pessoas com Síndrome de Down por meio do Projeto Alfadown, ligado ao Programa de Referência em Inclusão Social (Pris) da PUC Goiás. No dia 21 de março, inclusive, 120 educandos participaram da ação Dia Down na Casa X, em celebração ao o Dia Internacional da Síndrome de Down.

Fotos: Weslley Cruz