Oficina sobre ferramentas da Inteligência artificial reúne colegiado da Enfermagem
Dentro da programação da Siap, a manhã desta quarta-feira, 07, ofereceu para o colegiado do curso de Enfermagem uma oficina atualizada e detalhada elaborada de forma cuidadosa e extremamente didática pelo professor Flávio da Silva Borges, docente do curso de Psicologia da PUC Goiás.
A iniciativa, que teve a duração de duas horas e foi realizada na sala de Metodologias Ativas (sala 108, bloco L, da Área 4), reuniu muitos interessados que, atentos, prestaram atenção nas informações trazidas pelo professor e fizeram perguntas, o que favoreceu muito o aprendizado, além de ter sido disponibilizado pelo expositor um material virtual detalhado sobre o assunto.
É sabido que, atualmente, há uma série de ferramentas da inteligência artificial que podem auxiliar o professor em aspectos didáticos e pedagógicos de sala de aula, de modo que a ideia da oficina é trazer estratégias inovadoras para a elaboração de planos de ensino, slides de aula, integração de diferentes metodologias ativas, conteúdos de aula e até mesmo elaboração de questões, o que colabora para a mudança da perspectiva do professor em relação a aula, de acordo com o professor Flávio Borges: “Como a gente sabe que tanto o professor quanto o aluno acessam essas ferramentas, o professor precisa se adequar e se tornar cada vez menos ‘conteudista’ e cada vez mais estratégico e metodológico com relação aos seus conteúdos”.
A exposição apresentou várias ferramentas ligadas à inteligência artificial: plataformas que fazem busca de artigos gratuitos no mundo inteiro, sobre diversos assuntos; aplicativos que ‘interagem’ com artigos de diferentes línguas, por meio dos quais, mesmo havendo limitação no domínio do idioma de origem, é possível explorá-lo em outras línguas; elaboração de slides mais práticos e atrativos e a própria geração de conteúdo, cuja ferramenta mais conhecida é o chat GPT, que faz busca e geração de conteúdo, priorizando as ferramentas gratuitas.
Feedback positivo
Presente na iniciativa, circulando entre os grupos durante a atividade, a professora Karla Prado, coordenadora do curso de Enfermagem, destacou a importância da oficina, especialmente nos tempos atuais, em que se lança mão de ferramentas cada vez mais atualizadas para criar e compartilhar todo tipo de conteúdo: “Vejo a explanação do professor Flávio como uma oportunidade de nos qualificarmos porque aprendemos nesse processo. Concluímos essa oficina hoje com outro olhar para as tecnologias e para o processo de construção de conhecimentos dos nossos estudantes. Saio animadíssima”, comemora.
Fotos: Wagmar Alves