Oficina mostra como IA pode renovar a prática docente

As inteligências artificiais podem auxiliar na elaboração de planos de aula, na adaptação de um novo conteúdo, na elaboração de slides e até mesmo na apuração de dados no fazer científico. Se usadas com ética e responsabilidade, podem qualificar a atuação docente e, consequentemente, o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.

A partir de estudos sobre as tecnologias da informação e da própria experiência acadêmica com IA, o professor do curso de Psicologia,  Flávio Borges, da Escola de Ciências Sociais e da Saúde, ministrou uma oficina sobre essa temática, destinada aos docentes da Escola de Ciências Médicas e da Vida na tarde desta terça-feira, 6 de agosto, na Área 1 (Setor Universitário).

A atividade integra a programação da 55ª Semana de Integração Acadêmica e Planejamento (Siap), promovida pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), que mobiliza os professores dos cursos de graduação até o dia 7 de agosto, em todas as escolas, como uma forma de preparação para o novo semestre letivo.

Além do CHAT GPT

O prof. Flávio começou a estudar essa temática em 2018 com um olhar mais focado para a tecnologia da informação, realidade ampliada, realidade virtual e IA, trabalha com o CHAT GPT desde 2021 e atualmente utiliza várias inteligências artificiais na sua prática docente, que tem impactado na formação acadêmica de forma positiva.

Durante a oficina, o professor compartilhou com os professores um e-book de sua autoria, intitulado IA na prática do docente, além de trazer exemplos de diferentes inteligências artificiais generativas que produzem e geram conteúdo novo, como, por exemplo, o CHAT GPT, Gemini, Perplexity, Claude, CHATPDF, GAMMA.APP e outras.

“São ferramentas que geram conteúdo com referência e uma linguagem mais humanizada. Essas IAS leem e analisam PDFs, além de conversar com o artigo e com o livro, por exemplo. Também existem ferramentas de pesquisas que usam IA para buscar artigos e bancos de dados de pesquisas que podem ser utilizadas em sala de aula. A IA também pode produzir slides que ajudam a melhorar a qualidade do material que os professores usam em sala de aula”, exemplificou o prof. Flávio.

Além de disponibilizar o link de acesso para cada uma das ferramentas citadas, o professor deu sugestões de como melhorar o comando a fim de obter qualidade e segurança na resposta.

“Os estudantes usam IA, mas muitos não utilizam do jeito correto e quando a gente traz para a sala de aula essas ferramentas, eles se interessam e se surpreendem quando passam a usá-las de uma forma ética e cuidadosa. Aquele estudante criativo e interessado vai voar, porque o potencial da IA amplia a possibilidade de aprendizagem”, refletiu.

Incentivo da gestão

Presente na oficina, a diretora da ECMV, profa. Vanusa Usier, destacou o entusiasmo do corpo docente mediante à explanação realizada, considerando que foi uma oportunidade para alguns professores seguirem os primeiros passos com a IA e para outros renovarem suas práticas pedagógicas a partir das novas ferramentas conhecidas,.

 

Foto: Weslley Cruz