Oficina gastronômica integra educantos do PAP e familiares

Atividade conjunta entre o Projeto Infantil Gastronômico (PIG) e o Projeto Aprender a Pensar (PAP), ambos do Programa de Referência em Inclusão Social (Pris) da PUC Goiás, a oficina gastronômica com educandos e seus familiares foi realizada na tarde de hoje na Escola de Formação de Professores e Humanidades.

Mais de 30 crianças e seus familiares e responsáveis participaram do preparo de aperitivos, sanduíches, saladas, canapés e sucos. Composição do cardápio, decoração e preparo, tudo foi planejado pelo grupo em conjunto com o time de acadêmicos e profissionais voluntários dos programas. Antes, todos passaram por aulas sobre alimentação saudável.

“É mais que uma atividade lúdica, é psicoeducativa. Nesse novo formato, conseguimos integrar os pais e as crianças, trabalhando valores como a solidariedade e a inclusão”, explica a coordenadora do PAP, professora Andrea Magalhães.

Acadêmicas do curso de Fonoaudiologia e voluntárias no Pris, Lana Brunna e Zainne Bennaia foram algumas das voluntárias que acompanharam a atividade desde o seu planejamento, no PIG. “Foi feito para que pensem formatos, cores, tipos, paa que a criança possa conhecer mesmo os alimentos”, diz Lana. “Outro ponto que trabalhamos foi o da mastigação. A alimentação saudável influencia até nisso, da mastigação, e muita gente nem imagina. Então esse tipo de atividade é uma oportunidade muito rica”, defende Zainne.

Para o dia, foi escolhido o tema havaiano, com a sala 302 decorada especialmente para a mesa de delícias.

Fotos: Ana Paula Abrão