Oficina de gamificação apresenta ferramentas de inovação no ensino

Com o avanço das tecnologias e desenvolvimento de inteligências artificiais com recursos cada vez mais modernos, o ensino superior enfrenta dificuldades crescentes com os elementos que distraem os alunos nas salas de aulas, muitos deles presentes nos smartphones, como o WhatsApp e outras redes sociais. Dessa forma, prender a atenção dos estudantes no conteúdo ministrado tem se tornado um verdadeiro desafio para os professores.

Pensando nas possibilidades que existem e que já utiliza com sucesso há muitos anos, a professora do curso de Publicidade e Propaganda Luciana Hidemi promoveu uma oficina de ‘gamificação’, oportunidade em que professores dos cursos da Escola de Direito, Negócios e Comunicação puderam aprender um pouco mais sobre como utilizar ferramentas tecnológicas e acessíveis para interagir de forma eficaz com os alunos e otimizar a apreensão do conteúdo em sala de aula.

A gamificação, no caso, consiste em uma metodologia ativa que utiliza técnicas de jogos na sala de aula. Para tanto, podem ser usadas ferramentas como plaquinhas, pedaços de papel, fichas ou lançar mão de ferramentas com tecnologia avançada, como plataformas e sites.

Luciana Hidemi explicou que sempre utilizou ferramentas que não são tecnológicas em suas aulas porque teve professores que usaram deste recurso quando ela ainda era aluna. “A gamificação pode ser utilizada da forma mais simples à mais tecnológica. Eu comecei produzindo o meu próprio material. Papelzinho, quizz, plaquinhas etc. Com as tecnologias, eu passei a usar com mais frequência porque dá acesso a mais possibilidades”, lembra.

Ainda sobre sua experiência com a gamificação, Luciana registra: “Quando usamos metodologias ativas, no geral, os alunos apreendem mais, porque eles realmente entendem a informação porque está motivado a aprender, não é só decorar”, explica.

Ao concluir sua oficina, a professora afirmou que a utilização de metodologias ativas como a gamificação é uma necessidade. “Estamos passando por mudanças com a vinda da inteligência artificial e manter o mesmo modelo de aula não faz sentido neste cenário, é necessário inovar”, enfatiza.

A professora Wanessa Pazini, professora do curso de Administração, já utiliza elementos de gamificação há muitos anos em sala de aula e é categórica ao falar sobre seus benefícios. “Quando eu utilizo a gamificação, por meio de ferramentas tecnológicas ou não, os alunos ficam muito mais interessados no assunto que está sendo abordado, porque há um trabalho lúdico envolvido que requer uma resposta imediata, no caso de um jogo de perguntas e respostas, por exemplo”, explica.

A professora destaca que a gamificação auxilia também na ‘diluição’ dos elementos distratores dos alunos e no fortalecimento da interação entre professor-aluno e aluno-aluno.