Núcleo de estudos do Proafro realiza encontro de abril

Nesta terça-feira, 24, o Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros (Neab), do Programa de Estudos e Extensão Afro-Brasileiro (Proafro) da PUC Goiás, realizou seu encontro de abril, no na Sociedade Goiana de Cultura (SGC).

As pesquisadoras pautaram suas discussões no artigo Gênero, raça e ascenção social, da filósofa e escritora Sueli Carneiro, e no capítulo A mulher negra e o amor, do livro Eu sou atlântica – Sobre trajetória de vida de Beatriz Nascimento, de Alex Ratts.

“O Neab é um espaço de diálogo, de troca, de trazer essas discussões para a nossa realidade”, explica a professora Fátima Freitas, responsável pela atividade.

Com os debates a partir de escritores negros e de questões históricas ligadas aos movimentos de luta, o grupo recebe, mensalmente, a participação de acadêmicos e pesquisadores ligados ou não à universidade. “A ideia é acolher alunos, mas não só. É interessante perceber que a cada encontro temos participantes de diferentes lugares e realidades”, afirma.

O núcleo tem sua criação atrelada à própria criação do Programa, na década de 1980, em consonância com o movimento de estudos afro-brasileiros nas universidades do país. Hoje, os encontros são realizados uma vez ao mês, sempre às terças-feias. O próximo encontro será no dia 15 de maio, às 14h30, também na SGC, no Setor Leste Universitário. A participação é aberta e gratuita.

Fotos: Weslley Cruz