Novos mestres e doutores: compromisso com a pesquisa

Em uma tarde de celebração, nesta quinta-feira, 21, a PUC Goiás entregou diplomas para 37 novos mestres e doutores, pós-graduados pela instituição. A cerimônia, presidida pelo reitor Wolmir Amado, pela pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Milca Severino e pelo coordenador de Pós-Graduação Stricto Sensu, Darlan Teixeira, reuniu formandos, professores e familiares.

Os diplomados contribuíram com as 3.079 dissertações e 281 teses já realizadas na PUC Goiás desde a criação os programas de pós-graduação. Este ano a universidade tem 405 matriculados nos mestrados e 165 nos doutorado. No total, são 11 programas de pós-graduação oferecidos pela instituição.

Entre os formandos, a professora Lilian Vilhena, que concluiu o Mestrado em Letras. A emoção de quem não quer parar de estudar foi estar acompanhada do filho, da nora e da neta. “O estudo não é finito, as possibilidades vão surgindo e a gente vai amadurecendo. E eu buscava aperfeiçoamento e a busca é constante”. Enquanto cursou a pós-graduação, a família passou por diversas mudanças, inclusive a chegada da neta Alice, mas ela contou que o apoio deles foi fundamental para a sua dedicação.

Entre os formandos, a funcionária da PUC Goiás e mestre em Educação, Gilza Carla Batista, fez os agradecimentos pelo grupo. Ela falou da importância do apoio da família para os estudos e do incentivo da instituição para a pesquisa. Dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostram que apenas 0,8% dos brasileiros, de 25 a 60 anos, estão em cursos de mestrado e doutorado. A dificuldade esbarra no acesso e no incentivo aos estudos.

Para o reitor da PUC Goiás, professor Wolmir Amado, as especializações, os mestrados e os doutorados e as participações em congressos e eventos científicos são essenciais para a formação dos profissionais e dos cientistas. Ele ressaltou a participação de alunos do Brasil e do exterior nos programas de pós-graduação da PUC e a importância da formatura durante as comemorações do Jubileu de Diamante.

Fotos: Weslley Cruz